Geral > SAÚDE

Sobe para 764 o número de pessoas com diarreia aguda em Pinhão

Água da Sanepar, dengue e rotavírus estão sendo avaliadas como causas

22/05/2020

O município de Pinhão, com 30.000 habitantes e a 51 quilômetros de Guarapuava, procura encontrar forças para enfrentar um surto que, no momento, parece ser mais forte que o coronavírus. Segundo boletim da prefeitura local, 764 pessoas se queixaram de diarreia, vômito e até febre, entre domingo e ontem (quinta-feira 22).

Quem tiver sintomas gastroentestinais, sem sintomas gripais, devem se dirigir ao Centro Municipal de Saúde (Postão), onde serão recepcionados numa tenda instalada para triagem. onde estará disponível soro para rehidratação oral.

A suspeita inicial é de que os sintomas estejam relacionados à dengue, rotavírus e à gastroenterite, provocada por algum agente patogênico no estômago ou intestino. A água fornecida pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está sendo investigada, mas a empresa estatal antecipou-se em assegurar que faz testes contínuos e segue normas de potabilidade.

Oficialmente, Pinhão tem dois casos oficiais de Covid-19, em tratamento domiciliar, total de nove em isolamento. Nenhuma autoridade fez qualquer comentário oficial levantando desconfianças de que o surto possa estar associado ao coronavírus.

Três pacientes foram internados e outras 150 estão sendo monitoradas através de um grupo de WhatsApp, avaliando a evolução dos sintomas. O telefone disponível é o (42) 984 03 0800.

    ;

    Últimas Notícias