seletiva internet - parceiro

SAÚDE

Saúde de LS começa a diminuir filas de cirurgias eletivas

Pacientes que estavam na fila de espera recebem atendimento

Terça-feira, 26 de março de 2019

A proposta da Prefeitura de Laranjeiras do Sul, através da Secretaria de Saúde, de zerar a demanda reprimida de cirurgias eletivas, está em pleno andamento. Em quatro meses, 46 laranjeirenses que estavam a anos na fila de espera do SUS, já foram atendidas, sendo 38 de adenoide e amígdala e 8 de pterígio. Somente na sexta-feira, 22, cinco pessoas realizaram a cirurgia. 

“Também conhecida como ‘carne no olho’, a doença pterígio é caracterizada por um tecido que cresce no globo ocular podendo atingir a pupila e afetar a visão. O objetivo é realizar mais de 100 cirurgias e zerar a demanda pelo procedimento no município. A última cirurgia de pterígio feita pelo SUS em Laranjeiras do Sul, foi realizada a mais de quatro anos”, disse o secretário de saúde Valdemir Scarpari. 

“Esta é uma demanda que estava represada há alguns anos. É a primeira vez que oferecemos o procedimento gratuito pela rede pública de saúde de Laranjeiras do Sul. É mais uma conquista do Governo Municipal para a população. O procedimento é simples, e a partir de agora as pessoas que estão na fila de espera serão atendidas todo mês”, disse o prefeito Berto Silva.

Os recursos utilizados para zerar a fila de espera são do próprio município. As cirurgias proporcionam melhor qualidade de vida às pessoas, devolvendo ao cidadão sua vida, de trabalho e bem-estar. “O investimento é de R$ 30 mil por mês com um custo aproximado de R$ 3 mil por cirurgia. A prefeitura contrata o médico, o anestesista, paga a diária hospitalar e os procedimentos. É a única maneira que a gente encontrou visando zerar as filas de espera”, concluiu o prefeito. 

Comentários