Requião Filho vem a Guarapuava com pacote de propostas para o Centro-Sul
Candidato do PDT participa de reunião com militantes e apoiadores, às 19h, na AABB, no Boqueirão
10/09/2026
Plano de governo de Requião Filho inclui medidas para agricultura, infraestrutura, saúde e pequenas empresasO candidato ao Governo do Paraná Requião Filho (PDT) reúne-se com militantes de esquerda e apoiadores nesta quinta-feira (10), em Guarapuava. O encontro começa às 19h, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro Boqueirão, e terá como pauta propostas direcionadas aos municípios do Centro-Sul do Estado.
Requião Filho será recepcionado pela candidata a deputada federal Professora Terezinha e pelo candidato a deputado estadual Dr. Antenor, ambos do PT – partido que está na base de apoio di candidato pedetista.
Na agenda, Requião Filho deve apresentar um pacote que reúne ações para desenvolvimento econômico, agricultura familiar, infraestrutura e regionalização da saúde. Entre as propostas estão a redução a zero do ICMS para pequenas empresas, a oferta de crédito rural e o reforço da assistência técnica aos produtores.
Para o setor agrícola, o plano prevê ampliar as equipes multidisciplinares do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), mapear a necessidade de expansão da energia trifásica no campo e implantar o programa “Insumo Solidário”. O candidato também propõe retomar o “Trator Solidário”, criado no governo de seu pai, o ex-governador Roberto Requião.
Regionalização da saúde
Na área da saúde, Requião Filho defende a regionalização dos atendimentos para reduzir a necessidade de deslocamento de pacientes do Centro-Sul até grandes centros. A proposta inclui uma fila única e transparente do SUS para consultas, exames e cirurgias, com acompanhamento por prazo e prioridade clínica.
O programa apresentado pelo candidato também contempla a retomada do cofinanciamento estadual do Hospsus, destinado ao fortalecimento dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde.
As medidas são apresentadas pela campanha como uma forma de ampliar a capacidade de atendimento da rede hospitalar regional.
Banco Estadual de Projetos
A estrutura ajudaria prefeituras especialmente as de menor porte, na elaboração de projetos técnicos necessários para disputar recursos estaduais e federais.
Segundo Requião Filho, as políticas públicas devem ser avaliadas pelo impacto direto sobre a população, desde as condições oferecidas ao pequeno agricultor até o acesso dos pacientes aos serviços de saúde.
As medidas, entretanto, são compromissos eleitorais e dependeriam de regulamentação, disponibilidade orçamentária e, em alguns casos, da aprovação da Assembleia Legislativa.
A plataforma regional abrange 29 municípios, entre eles Guarapuava, Pitanga, Pinhão, Turvo, Candói, Cantagalo, Laranjeiras do Sul, Prudentópolis, Palmas e municípios das regiões da Cantuquiriguaçu e do Centro-Sul.
Serviço
- Evento: Encontro de Requião Filho com militantes e apoiadores
- Data: Quinta-feira, 10 de setembro
- Horário: 19h
- Local: Sede da AABB
- Bairro: Boqueirão, em Guarapuava
Todo mundo fala
-
TRÂNSITO TRAGÉDIA NA BR-373: dezenas de vítimas em colisão frontal de carreta contra ônibus da Saúde de Imbituva -
ELEIÇÕES 2026Guarapuava tem 8 candidatos a deputado estadual e 10 a federal -
SEGURANÇABR-277 vira ‘praça de guerra’ após saque de carga e confronto com indígenas no Paraná -
OBITUÁRIOMorre Altecir Fabiane, um dos fundadores do Grupo Anima em Guarapuava
