Banner prefeitura

TABAGISMO

Quer parar de fumar? Secretaria de Saúde de Guarapuava oferece tratamento gratuito

A equipe do tratamento é composta por psicólogos, nutricionistas e dentistas

Terça-feira, 28 de setembro de 2021

Rosilda participa semanalmente dos encontros do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo (PNCT) no Serviço de Assistência Especializada (SAE). Este é o primeiro mês que ela fica sem fumar e comemora a mudança de hábito e os benefícios alcançados ao largar o vício. “Já era algo fixo na minha rotina sabe, eu almoçava e ia fumar, tomava café e fumava, então era algo automático, sabe. Estou na quarta semana desse acompanhamento e comparado com o início, eu me sinto outra pessoa. Se livrar daquele cheiro de cigarro, se sentir cheirosa de novo, é a melhor coisa do mundo”, declarou Rosilda Rodrigues da Rocha, participante do PNCT. 

Primeiro, ela passou por uma avaliação para identificar as condições de saúde e o grau de dependência. Agora, ela é acompanhada por uma equipe multiprofissional que, em cada encontro, aborda um dos fatores da dependência. As reuniões do programa ocorrem todas as terças e quintas-feiras. 

A equipe é composta por psicólogos, nutricionistas e dentistas, que acabam sendo parte fundamental no acompanhamento dos dependentes.  

“Muitos deles acabam desenvolvendo uma dependência psicológica pelo cigarro, isso deixa tudo mais difícil. O acompanhamento precisa ser mais complexo do que só resolver o vício da nicotina. Além dessa dependência, o fumo constante acaba trazendo muitos impactos negativos na saúde da pessoa”, esclareceu a responsável pelo PNCT em Guarapuava, Rafaela Silvestri de Andrade.

O programa é oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde e promove orientações e indicação de medicamentos e adesivos de nicotina para quem deseja parar de fumar. De acordo com Rafaela, o trabalho vai muito além de oferecer a medicação. “O vício da nicotina é apenas um dos fatores no tabagismo, a grande maioria dos fumantes cria um hábito, uma rotina em torno do cigarro, resultando em níveis mais profundos de dependência. Então, todos os esforços são para ajudar a mudar esses paradigmas”, complementa. 

PNCT

Articulado pelo Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo (PNCT) é o principal projeto dentro do combate à epidemia do tabagismo e atua gratuitamente em todo país.

Como participar

Para entrar no programa, basta buscar orientação em uma UBS próxima da residência. Há possibilidade de entrar em contato pelo WhatsApp: (42) 98885-0561.

Os encontros são todos realizados no SAE, localizado na rua Presidente Getúlio Vargas, 1981 – Centro.

 

Fonte: Prefeitura de Guarapuava

Comentários

-->