Prefeitura de Guarapuava lança Plano Municipal de Educação Permanente do SUAS
Documento estabelece diretrizes para a qualificação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social em Guarapuava
28/11/2025
Secretária Helena Alves e o prefeito Denilson Baitala: avanços na assistência socialA Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) realizou, nesta quinta-feira (28), na Faculdade Guarapuava, o lançamento oficial do Plano Municipal de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O documento, elaborado de forma coletiva por servidores da Assistência Social e organizações da sociedade civil, estabelece diretrizes, metas e ações para fortalecer a formação continuada dos profissionais que atuam na proteção social no município.

O presidente da Câmara, Pedro Moraes, e o deputado estadual Artagão Júnior: apoio político e com projetos à Gestão Baitala
O prefeito Denilson Baitala também participou do evento e ressaltou a importância da iniciativa para a qualificação dos serviços socioassistenciais. “Os servidores são essenciais para construir uma Guarapuava mais justa, mais humana e mais próspera. Trabalhamos em equipe, e a secretaria tem papel fundamental no atendimento às pessoas mais vulneráveis. Contem comigo para avançarmos ainda mais nos próximos anos”, declarou.
Durante a cerimônia, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Helena Francisca Alves, destacou a relevância do plano para aprimorar o atendimento à população.
Segundo a secretária, o documento representa um avanço significativo para todos os trabalhadores do SUAS. “É um plano que oferece condições para um trabalho de maior comprometimento, alinhado às prerrogativas do sistema. O principal é cuidar dos usuários com maior capacidade técnica, fortalecida pelas capacitações que serão desenvolvidas ao longo do tempo", detalhou.

A presidente da Comissão de Educação Permanente do SUAS, Cibeli Tozzi, reforçou que o plano é fruto de um processo participativo. “É uma construção coletiva dos trabalhadores da Secretaria de Assistência Social e das entidades", afirmou. "A partir de um diagnóstico realizado com servidores governamentais e não governamentais, estruturamos um plano que direciona as formações, capacitações e diretrizes da educação permanente. É um marco histórico para Guarapuava”, explicou.
O lançamento contou com as presenças do deputado estadual Artagão Júnior, deputado federal Rodrigo Estacho, presidente da Câmara de Vereadores Pedro Moraes, e vereador Nego Silvio, além de reunir trabalhadores da rede governamental e não governamental.
▪ Veja também
- Educação Integral de Guarapuava é reconhecida nacionalmente com projeto “LibrasCoin”
- Delícias da Escola: Paraná incentiva receitas inovadoras para variar cardápio escolar
- Metade dos envolvidos com tráfico de drogas não chega ao ensino médio
- Cerca de 70% dos inscritos fizeram as duas etapas da prova do Enem
- Gabarito oficial do Enem sai na quinta-feira
Todo mundo fala
-
TRAGÉDIACiclone extratropical deixa um rastro de destruição em Rio Bonito do Iguaçu -
TRAGÉDIAHospitais de Guarapuava atingem lotação máxima com vítimas do tornado; uma pessoa morta no Cadeado -
JUSTIÇA Rodrigo Neumann Pires é condenado a 27,6 anos de prisão -
JUSTIÇAJulgamento de Rodrigo "Vermeio", acusado de matar casal de seguranças, é nesta terça-feira (4)


