Pesquisa inédita vai mapear cuidadores de idosos e inclui Guarapuava entre cidades-polo
Levantamento do Ipardes prevê visitas a cerca de 60 mil domicílios e mais de 400 instituições no Paraná
17/03/2026
Guarapuava está entre as seis cidades-polo escolhidas para uma pesquisa inédita que pretende traçar o perfil dos cuidadores de pessoas idosas no Paraná. O levantamento, conduzido pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), ocorrerá entre abril e agosto e deve visitar cerca de 60 mil domicílios e mais de 400 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em todo o Estado.
Além de Guarapuava, a coleta de dados será realizada em Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. O estudo tem investimento de R$ 7,5 milhões do Fundo Paraná de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A pesquisa, chamada Perfil dos Cuidadores de Pessoas Idosas no Paraná (PCIP), pretende identificar as condições de trabalho, os desafios e as práticas adotadas no cotidiano de profissionais e familiares que cuidam de idosos.
Segundo o presidente do Ipardes, Jorge Callado, o levantamento terá duração de dois anos, com resultados parciais previstos já no segundo semestre deste ano. “Por meio desses dados, será possível aperfeiçoar o suporte a essa importante categoria e acelerar o desenvolvimento de políticas sociais no Estado”, afirmou.
Um dos objetivos do estudo é aperfeiçoar programas como a Bolsa Cuidador Familiar, que oferece auxílio mensal a familiares responsáveis por idosos em situação de dependência ou alta fragilidade, além de ampliar o Cadastro de Cuidadores Familiares.
Para a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, compreender a realidade dos cuidadores é fundamental para orientar novas ações públicas. Segundo ela, a iniciativa ocorre em um momento estratégico, após o Paraná ser reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o primeiro território da América do Sul considerado amigo da pessoa idosa.
O levantamento também acompanha a tendência de envelhecimento populacional apontada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, o Paraná tem mais de 2 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o equivalente a 17,6% da população, e a projeção é que até 2027 o número de idosos supere o de jovens.
Como será a pesquisa
A partir de abril, cerca de 80 pesquisadores do Ipardes atuarão em campo nas cidades selecionadas. As equipes entrarão em contato previamente com responsáveis por instituições e moradores para agendar as entrevistas.
De acordo com o chefe do Departamento de Estudos Populacionais e Sociais do instituto, Leonildo Pereira de Souza, os entrevistadores estarão uniformizados e identificados. “Nossos funcionários portarão coletes e crachás com QR Code. Ao escanear o código, o cidadão será direcionado ao site do Ipardes para confirmar a identidade do entrevistador e obter informações sobre a pesquisa”, explicou.
Os primeiros resultados do levantamento devem ser divulgados em novembro de 2026.
Recomendado para você
▪ Veja também
- Obras realiza limpeza nos lagos e reforça manutenção urbana
- Ricardo Facó deixa a Secretaria de Administração
- Prefeitura de Guarapuava leva orientação sobre Lei de Regularização de Imóveis à população
- Ratinho Junior reforça protagonismo do agro paranaense
- Guarapuava anuncia 865 moradias e amplia política habitacional com foco em baixa renda e classe média
Todo mundo fala
-
JUSTIÇA "Olho Vivo": TCE suspende licitação de R$ 580 mi do PR por suspeita de sobrepreço -
NEGÓCIOSGuarapuava lança Festival de Vinhos para se consolidar no setor -
GOVERNO Guarapuava anuncia 865 moradias e amplia política habitacional com foco em baixa renda e classe média -
MARCELO ANTONIO CESCAHomenagem ao Ana Vanda Bassara

