Geral > POLÍTICA

O diletantismo do “ou-ou”

15/04/2024

As análises políticas do Portal Paraná Central já avisavam, lá atrás. Depois que Janaína Naumann (Republicanos) desfilou, livre e desbragadamente, o estilo “ou sou candidata a vice-prefeita ou a prefeita”, não haveria outro caminho senão o de deflagrar um modelo que já contamina a “práxis” eleitoral em Guarapuava. Após Janaína, veio Vitor Hugo Burko (PSD), rasgando o verbo, e o currículo. Agora, é nada mais, nada menos, que o atual vice-prefeito Samuel Ribas de Abreu (União Brasil) a entrar no samba do “ou-ou”, no compasso do ou sou o vice, ou pulo do barco.

TODOS PERDEM

É um direito de cada postulante buscar seu espaço. O que é questionável, passível de análises, é a modalidade. Note-se que alguém perderá, e feio, nessa ordem, ou desordem. Quem ficar de fora, passará a impressão de que engoliu sapo ou abandonou princípios, o que, convenhamos, não é nada apropriado para quem deseja ser representante-mor da bicentenária Guarapuava.

ARGUMENTOS À ALTURA DO CARGO

Como não é possível ter dois candidatos a prefeito e dois a vice-prefeito numa só coligação, até seria compreensível que, não sendo assim, todos lá na frente abdicassem em favor dos indicados por consenso. Dentro da normalidade, esta construção seria pautada por princípios, objetivos alçados à envergadura do cargo, que é administrar um município e sua coletividade. O debate estaria ancorado em projetos, diagnósticos, propostas – e, dentro da estratégia política, do fortalecimento de bases partidárias, pois, afinal, é isto o que efetivamente vale na correlação de forças internas.

MERECE MAIS

O “ou-ou” é um de um amadorismo sem igual. Mostra o descompromisso com a causa pública e premia a supremacia do individualismo. Guarapuava merece muito mais. Ainda há tempo de o debater chegar ao patamar que a população tanto espera, e necessita.

HÁ CONTROVÉRSIAS

Onde está a trava que estrangula o debate em alto nível em Guarapuava?

    ;

    Últimas Notícias