Saúde > RESIDENCIAL 2000

Mutirão amplia acesso a métodos contraceptivos na periferia

A iniciativa abre um cronograma de ações voltadas à ampliação do atendimento e à qualificação da saúde da mulher no município

06/02/2026

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava realizou, nesta sexta-feira (6), um mutirão para inserção de implantes contraceptivos e Dispositivos Intrauterinos (DIU) na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial 2000. A ação marca o início do projeto Planeja Mais, criado para facilitar o acesso ao planejamento familiar e contribuir para a redução dos índices de gestações não planejadas, mortalidade materna, infantil e fetal, além da gravidez na adolescência.

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, Andresa Cristiane Sansana Leandro, o mutirão representa um avanço importante para a rede municipal de saúde. “Hoje é um dia muito importante para a Secretaria de Saúde, porque estamos iniciando o mutirão de inserção de implantes nas unidades básicas. Esta é a primeira ação realizada na UBS do Residencial 2000, com uma estimativa de aproximadamente 60 inserções de implantes e 10 de DIU. É um trabalho que envolve vários setores e tem como principal objetivo melhorar os indicadores de saúde”, destacou.

A UBS do Residencial 2000 foi escolhida para abrir o cronograma por concentrar o maior número de pacientes aguardando pelo procedimento e atender uma região com maior vulnerabilidade social. Para a coordenadora da unidade, Rita Serpa Maciel, a ação atende uma demanda urgente da comunidade. Segundo ela, atualmente cerca de 80 gestantes são acompanhadas pela equipe. “Essa iniciativa é muito importante para nós, pois atendemos uma população com grande vulnerabilidade. Também temos uma preocupação em relação às adolescentes e às mulheres que acabam engravidando mesmo utilizando outros métodos. Só temos a agradecer a toda a equipe envolvida por trazer essa ação para o bairro”, afirmou.

Durante o mutirão, as pacientes também receberam orientações sobre o funcionamento do implante contraceptivo. A médica ginecologista e obstetra da Clínica de Saúde da Mulher de Guarapuava, Dra. Janaina Cunico Marcondes Dal Piva, explicou que o procedimento é simples e seguro.“A inserção é rápida, feita com anestesia local e aplicada logo abaixo da pele. O implante tem duração de até três anos e apresenta uma taxa de eficácia muito alta, oferecendo proteção contínua”, explicou a médica, ressaltando a importância do retorno após esse período para a substituição do método.

Entre as mulheres atendidas estava Priscila Noriler Alves Loss, que aprovou o procedimento e destacou a tranquilidade durante a aplicação. “Foi muito rápido, sem dor nenhuma, muito tranquilo. Além de ser um dos métodos contraceptivos mais eficientes, também ajuda a minimizar alguns efeitos colaterais comuns de outros métodos”, relatou.

A expectativa da Secretaria de Saúde é levar o projeto Planeja Mais para outras unidades básicas ao longo do ano, ampliando o acesso ao planejamento familiar e fortalecendo as políticas públicas voltadas à saúde da mulher.

As mulheres interessadas em utilizar o implante ou outros métodos contraceptivos devem procurar a UBS mais próxima de casa ou o Centro de Saúde da Mulher para agendar uma consulta com o médico ou enfermeiro, garantindo avaliação e orientação adequadas para cada caso.

Recomendado para você

Últimas Notícias

VOLTA ÀS AULAS SUPERBANNER