João Bonini conquista ouro inédito no Pan-Americano Júnior
Próximo desafio será nos Estados Unidos
16/08/2025
O paranaense João Pedro Bonini, 18, natural de Londrina, venceu o argentino Dante Pagani por 3/6, 6/2 e 6/3 e garantiu a primeira medalha de ouro do Brasil na modalidade nos Jogos Pan-Americanos Júnior, realizados em Assunção, no Paraguai, neste sábado (16).
Além do título, a conquista assegura ao jovem tenista uma vaga na chave profissional dos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2027. “Esse torneio era muito importante porque, além de ser um Pan juvenil, dava vaga para Lima. Se eu ficar entre os três lá, posso chegar à Olimpíada”, disse Bonini após a vitória.
O resultado coroa um período de recuperação do atleta, que enfrentou duas lesões seguidas entre 2024 e 2025 – no punho e no abdômen – e chegou a disputar torneios sem poder sacar. A volta ao alto nível foi construída em etapas: da eliminação em Roland Garros e Wimbledon até a campanha consistente no saibro paraguaio, onde superou rivais do México, Colômbia, Paraguai e Porto Rico antes da final contra Pagani.
A conquista em Assunção ganhou projeção nacional com a transmissão da CazéTV no YouTube, que levou o nome do londrinense a um público mais amplo. O desempenho também reforça sua posição no circuito internacional: Bonini deve figurar entre os 20 melhores juvenis do ranking da ITF e já recebeu convite para treinar com João Fonseca, número um do tênis brasileiro.
De volta ao Paraná neste domingo (17), o próximo desafio do jovem será o US Open Júnior, que acontece entre 31 de agosto e 7 de setembro, em Nova York.
Todo mundo fala
-
SEGURANÇA Proprietário não viu o carro e chama PM achando que foi furto -
SAÚDE Apesar de "estável", Celso Góes continua entubado e com sedação leve -
SANTA CRUZ Tiroteio no bar: homem retorna de carro e dispara contra frequentadores -
PARLAMENTO PARANÁBaitala "convoca" Antenor a viabilizar terreno do Exército para habitação popular
