Guarapuava recebe 3ª Olimpíada Escoteira neste final de semana
Evento reúne mais de 300 participantes e promove esporte, integração e cooperação entre jovens da região
25/04/2026
Guarapuava recebe neste sábado (25) e domingo (26), a 3ª Olimpíada Escoteira, organizada pelo Grupo Escoteiro Guara Puava. A abertura oficial ocorreu na manhã deste sábado, às 10h, no Ginásio Joaquim Prestes, e contou com a presença da secretária municipal de Cultura, Rossana Campelo.
O evento também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e da Prefeitura de Guarapuava.
A cerimônia de abertura foi marcada pela apresentação da Banda Jovem de Guarapuava e por uma performance de cheerleading, que animaram o público e deram início às atividades da olimpíada.
As atividades seguem até as 18h neste sábado e continuam no domingo a partir das 8h, com encerramento previsto para às 16h. O principal objetivo da olimpíada é incentivar a prática esportiva e a atividade física, além de promover a integração entre jovens de diferentes cidades, fortalecendo valores como liderança, confiança e caráter.
O evento reúne mais de 300 escoteiros, entre crianças, adolescentes e adultos, vindos de municípios vizinhos, como Pato Branco, Palmas, General Carneiro e Francisco Beltrão. Participam das atividades as diferentes categorias do movimento escoteiro: lobinhos (de 6 a 10 anos), escoteiros (11 a 14 anos), seniores (15 a 17 anos) e pioneiros (18 a 22 anos).
Entre os grupos presentes estão: Grupo Escoteiro 14 de Dezembro, Grupo Escoteiro Coroados, Grupo Escoteiro Guara Puava, Grupo Escoteiro Leões do Vale, Grupo Escoteiro Pé Vermelho e Grupo Escoteiro Primavera. As atividades acontecem em diferentes locais da cidade: no Ginásio Joaquim Prestes, no Colégio Ana Vanda Bassara e no Guarapuava Esporte Clube.
No sábado, as competições incluem modalidades como futebol 7, caçador, mini boliche, cabo de guerra, basquete (trio e 5×5), bete ombro, vôlei (4×4 e 6×6), beach tennis, futsal e vôlei de areia. Já no domingo, as disputas continuam com provas de atletismo, xadrez, trilha e tênis de mesa.
De acordo com o diretor de esportes da Secretaria Municipal, professor Robson Prestes, o município tem se destacado pela realização de eventos esportivos ao longo do ano. “Guarapuava vem se destacando no Paraná trazendo muitas competições e atividades esportivas. Receber eventos como este fortalece a integração social e movimenta o comércio local, como restaurantes, hotéis e o turismo em geral”, destacou.
O coordenador geral da olimpíada, Osório Batista Freitas, reforçou o caráter formativo da iniciativa.“A atividade é voltada a jovens de 6 anos e meio até os 22 anos, com foco em práticas esportivas, valorizando a integração e o espírito escoteiro de união, fraternidade e amizade”, afirmou.
Recomendado para você
▪ Veja também
- Tudo pronto para o Coral dos Anjos, na noite de hoje (6), no Parque do Lago
- O espírito de Natal chega a Guarapuava com o Coral dos Anjos
- Prefeitura de Guarapuava inaugura Carrossel de Natal na Praça 9 de Dezembro
- Paraná terá 18 datas especiais em 2026
- Feira de Natal oferece opções de artesanato no Calçadão da XV
Todo mundo fala
-
SEGURANÇATrês suspeitos morrem em confronto com a PM em Guarapuava -
TRÂNSITO Adolescente de 15 anos dirige SUV e provoca acidente com três veículos no centro de Guarapuava -
PINHÃO Mistério: homem é encontrado morto com marcas de tiros no rosto -
VIVACULTProgramação de Páscoa inicia nesta sexta-feira (27) em Guarapuava

