Guarapuava é a maior delegação no Encontro Estadual de Parques Tecnológicos
Cilla Tech Park e Fórum de Inovação marcam presença no evento, em Londrina
06/12/2024O presidente da Cilla Tech Park, empresário Vilson Dubena, e a presidente do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ana Klosouski, lideram a maior comitiva no 6⁰ Encontro Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná, iniciada na manhã desta sexta-feira em Londriba, no Norte Paranaense. É o maior evento do ecossistema de inovação do Estado, que tem na Cilla Tech Park, situada dentro do Parque Tecnológico Cidade dos Lagos, um de seus maiores expoentes.
Na abertura do Encontro, Guarapuava e suas iniciativas de estímulo ao celeiro da inovação foram citados diversas vezes nas falas dos palestrantes. Entre os presentes, os secretários de Estado Aldo Bona (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e Alex Canziani (Inovação, Modernização e Transformação Digital) e o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), professor Fábio Hernandes.
Paralelamente ao Fórum, acontece o Festival Internacional de Inovação de Londrina (Fiil 2024), ambos no Parque Ney Braga, reunindo especialistas, lideranças e startups para debater tecnologia e desenvolvimento regional.
Mais de 40 participantes de Guarapuava estão registrados no Fórum, que se encerra neste sábado. O Município é reconhecido como um dos maiores centros em expansão no celeiro inovação, hoje com 67 ambientes registrados.
O secretário Alex Canziani apresentou resultados de políticas públicas voltadas à inovação e anunciou novos projetos para o Paraná.
Entre os destaques do painel, Canziani enfatizou os resultados do Paraná Anjo Inovador, projeto de subvenção econômica de startups, e do Conectividade Rural, que está expandindo o acesso à internet de alta velocidade para comunidades agrícolas. O programa Talento Tech Paraná, que está formando jovens em cursos de programação, também foi detalhado por ele.
“Esses projetos demonstram como a inovação pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar a economia, melhorar a qualidade de vida e gerar oportunidades em diferentes regiões do Paraná”, afirmou.
Acordo inédito do Governo com operadoras de telefonia móvel leva conectividade à área rural
Canziani também citou novas iniciativas planejadas para o próximo ano. Um dos projetos apresentados que está em desenvolvimento foi o Impulso Inovador, que destinará subvenções econômicas de R$ 40 mil para até 500 projetos inovadores no Estado, com foco em micro e pequenas empresas. “Queremos ampliar o alcance da inovação e apoiar empreendedores que estão criando soluções disruptivas para os desafios do futuro”, explicou.
Outro ponto destacado foi o do Pacto pela Inovação, que visa envolver os 399 municípios paranaenses em ações de incentivo à inovação, promovendo o desenvolvimento tecnológico e a disseminação de uma cultura inovadora em todo o Estado. “Vamos desenvolver um passo a passo com os municípios para avançar no conceito de cidade inteligente como, por exemplo, instituir fundo e conselho de ciência, tecnologia e inovação, e iniciativas voltadas para a educação tecnológica para jovens em áreas como robótica”, disse.
Para janeiro de 2025, a Secretaria vai colocar a Carreta da Inovação para rodar pelo Estado. Itinerante, ela será equipada com dispositivos e recursos tecnológicos para popularizar a cultura da inovação. Inicialmente, visitará algumas cidades durante o Verão Maior Paraná, com data e locais a serem definidos.
ARENA PARANÁ
O governo estadual apresenta iniciativas que reforçam o protagonismo do Paraná em tecnologia com um estande no evento.
Compartilhado por secretarias como a da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e parceiros como a Fundação Araucária, o espaço é um ponto central do Fiil, onde visitantes podem conhecer projetos como o Sistema Estadual dos Ambientes Promotores de Inovação (Separtec) e discutir estratégias para fortalecer os ecossistemas locais.
▪ Veja também
- Matriz elétrica brasileira registra maior expansão da história em 2024
- Tecnologia deve elevar em 78 milhões total de empregos mundiais até 2030
- FMC apresenta tecnologias e inovação em agenda de eventos no Paraná
- Governo do Paraná investiu R$ 37 milhões em startups
- Paulo Alvim, CEO do Cilla Tech Park, é homenageado com o título de Mecenas da Inovação do Paraná
Todo mundo fala
-
CIDADESVídeo sobre a "âncora do navio" traz à tona fragilidades no planejamento de Balneário Camboriú
-
POLÍTICAAs últimas indicações de Baitala antes de fechar 2024: Meio Ambiente, Procon e Agricultura
-
POLÍTICA Márcio Carneiro diz que aceita petistas Terezinha ou Cris como sua vice
-
POLÍTICAGustavo Pedrosa assume Habitação; Ana Cláudia Klosouski acumula a Executiva