Formação prepara estagiários de Pedagogia para atuação no apoio à educação especial nas escolas municipais
Encontro reuniu cerca de 60 estudantes do curso de Pedagogia
04/09/2026
Objetivo da formação foi orientar sobre as funções e responsabilidades no acompanhamento dos alunosA Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta sexta-feira (4), um encontro de formação voltado aos estagiários de apoio que atuam nas escolas municipais em parceria com os professores. A capacitação reuniu cerca de 60 estudantes do curso de Pedagogia, com o objetivo de fortalecer a preparação dos profissionais para o atendimento aos alunos que necessitam de suporte durante a rotina escolar.
De acordo com a coordenadora da Educação Especial, Frediana Vezzaro de Medeiros, a formação busca oferecer aos estagiários orientações para que possam compreender suas atribuições e atuar de forma integrada com os professores. “Hoje nós estamos realizando um encontro de formação para os estagiários de apoio que trabalham nas escolas em parceria com os professores. Em torno de 60 estagiários dos cursos de Pedagogia estão aqui recebendo essa formação, esse treinamento para que possam direcionar o seu trabalho e dar suporte aos professores e aos alunos”, explica Frediana.
▪ Veja também
- Educard e Vem Escolar: estudantes de Guarapuava devem comprovar frequência até 28 de setembro
- Paraná inicia programa de formação global com testes internacionais de inglês na rede pública
- Guarapuava acelera inclusão digital nas escolas municipais com 3 mil tablets
- Além da alimentação: investimento de R$ 1 milhão fortalece milhares de estudantes em Guarapuava
- Prouni 2026: último dia de inscrição para o 2º semestre é hoje
Durante o encontro, os participantes recebem orientações sobre as funções e responsabilidades que fazem parte da atuação como estagiário de apoio, além de informações relacionadas às diferentes necessidades apresentadas pelos alunos que contam com esse acompanhamento.
Entre os temas abordados estão o apoio à locomoção e mobilidade, alimentação, comunicação e higiene pessoal, considerando as necessidades específicas de cada estudante. “Os objetivos desse encontro são conhecer as funções e responsabilidades dos estagiários e compreender as principais necessidades dos alunos que precisam de apoio para locomoção ou mobilidade, auxílio na alimentação, na comunicação e higiene pessoal”, destaca a coordenadora.
A atuação do profissional de apoio ocorre de acordo com as orientações da equipe escolar, buscando contribuir para que o aluno tenha o suporte necessário durante as atividades e a rotina na escola.
Todo mundo fala
-
TRÂNSITO TRAGÉDIA NA BR-373: dezenas de vítimas em colisão frontal de carreta contra ônibus da Saúde de Imbituva -
SEGURANÇABR-277 vira ‘praça de guerra’ após saque de carga e confronto com indígenas no Paraná -
ELEIÇÕES 2026Guarapuava tem 8 candidatos a deputado estadual e 10 a federal -
ELEIÇÕES 2026Pastor Gilson da Ambulância, pré-candidato a federal, aposta no eleitorado evangélico do Paraná
