Chuvas devem diminuir, mas tempo se mantém instável até o fim de semana no 3º Planalto
Temperaturas baixas, com sexta, sábado e domingo chuvosos
23/07/2026
As chuvas que caíram com intensidade no Terceiro Planalto, entre terça e quarta-feiras, devem retornar no sábado e domingo, segundo os institutos meteorológicos.
Segundo o Climatempo, os acumulados destes últimos dois representam uma parcela significativa da precipitação esperada para julho, cuja média climatológica em Guarapuava é de 107 milímetros. A chuva ocorreu de forma distribuída em municípios do Terceiro Planalto, contribuindo para elevar a umidade do solo sem a ocorrência de temporais generalizados.
Nesta quinta-feira (23), o tempo apresenta melhora gradual. A previsão é de céu com muitas nuvens durante todo o dia, sem chuva, e temperaturas entre 12°C e 18°C em Guarapuava.
O Simepar informa que o eixo da frente fria avança para o Sudeste do país, mas a circulação de umidade ainda mantém elevada cobertura de nuvens sobre o Paraná. No Centro-Sul, o amanhecer permanece frio, com marcas próximas de 12°C, enquanto as temperaturas sobem pouco ao longo da tarde.
Uma sexta-feira chuvosa
Na sexta-feira (24), a previsão indica aumento da instabilidade. O Climatempo projeta 1,4 milímetro de chuva, com 70% de probabilidade, além de temperaturas entre 11°C e 14°C.
Conforme o Simepar, o ingresso de calor e umidade em baixos níveis da atmosfera favorecerá o desenvolvimento de áreas de chuva em praticamente todo o Paraná, principalmente entre a tarde e a noite. Nas regiões Norte e Noroeste há possibilidade de tempestades isoladas, enquanto no Centro-Sul predominam pancadas de intensidade moderada.
Fim de semana terá aumento do volume de precipitação
No sábado (25), o Climatempo prevê sol entre nuvens, pancadas de chuva e trovoadas, com acumulado estimado em 5,9 milímetros e temperaturas entre 12°C e 19°C.
Já o domingo (26) deverá concentrar o maior volume de precipitação da sequência de dias instáveis. A estimativa é de 17,9 milímetros, com chuva mais intensa durante a tarde e à noite e temperaturas variando entre 13°C e 19°C.
Segunda-feira terá melhora nas condições do tempo
A partir de segunda-feira (27), a tendência é de estabilização das condições meteorológicas.
O sol volta a aparecer entre nuvens, não há previsão de chuva e a temperatura máxima pode atingir 23°C, mantendo a mínima em torno de 13°C.
▪ Veja também
- Nova frente fria chega entre domingo e 2ª feira
- Simepar confirma tornado da categoria F2 em Reserva; ventos a 200 km/h
- Temporal com granizo destelha ao menos 492 casas e deixa famílias desalojadas no Centro-Sul do Paraná
- Pedras do tamanho de ovos: granizo destrói casas e assusta moradores no Centro do Paraná
- Ajuda humanitária chega a Turvo para vítimas da chuva de granizo
Todo mundo fala
-
TRÂNSITOColisão na BR-277 provoca incêndio, mata motorista e deixa sete feridos graves em Candói -
JUSTIÇA TCE confirma irregularidades no transporte coletivo de Guarapuava e manda investigar renovação de contrato da Pérola do Oeste -
SEGURANÇA Acusado de matar homem em frente a escola vai a júri popular em Guarapuava -
CAMPINA DO SIMÃO Homem é preso após ameaçar matar o pai de 73 anos e descumprir medida protetiva
