Agora > POLÍTICA

Vereadores aprovam redução em 60% nos cargos comissionados

Projeto é de autoria de Celso Góes; Denilson Baitala era contra

04/11/2024

Por unanimidade, os vereadores de Guarapuava aprovaram nesta segunda-feira o projeto de lei complementar 18/2024, de autoria do prefeito Celso Góes (Cidadania), que elimina em até 60% o número de comissionados na administração municipal de Guarapuava. 

A decisão de colocar o projeto em pauta foi tomada pelo presidente da Câmara, Pedro Moraes (MDB) após conversas com lideranças dentro da Casa.

Com isso, a futura gestão municipal, comandada pelo prefeito eleito Denilson Baitala (PL), poderá nomear até 138 assessores comissionados contra 260 que estavam à disposição de Celso Góes.

O número de cargos em comissão nomeados por Góes, considerado um recorde no histórico das gestões municipais, foi a tônica das últimas eleições municipais.

A campanha de Baitala assumiu as críticas contra Celso Góes. Este, por sua vez, logo após o resultado eleitoral, encaminhou o projeto ao Legislativo.

COMO FOI

O projeto de Celso Góes foi atacado por Baitala. O prefeito eleito disse que ele é quem deveria fazer a reforma administrativa. No entanto, Celso Góes entendeu que, se foi ele quem criou os cargos, ele mesmo deveria dar uma "resposta às urnas". 

Já o presidente Pedro Moraes afirmou que não poderia deixar de colocar o projeto em votação, para o plenário decidir. "A grande maioria decidiu aprovar o projeto, mantendo a independência e autonomia do Poder Legislativo", salientou.

Os vereadores também votaram um substitutivo enviado por Celso Góes e aprovaram o projeto que autoriza o repasse de R$ 1,5 milhão para a Cilla Tech Park.

O projeto havia sido derrubado em sessão anterior, mesmo tendo sido aprovado por maioria (10 a 9). Agora, Celso Góes enviou o substitutivo e o projeto foi aprovado por 12 a 7, chegando ao número mínimo para validação.

Também foi aprovado o projeto que atualiza o Plano Diretor Urbano de Guarapuava, com a criação de mais três bairros: Cerejeiras (região do Xarquinho), Aeroporto e Monjolo (junto ao Parque das Araucárias).

    Últimas Notícias