Tecnologia para madeira engenheirada é a 1ª meta do arranjo de inovação da UTFPR
Inauguração do centro acontece durante Encontro de Parques Tecnológicos
21/11/2023
Um dos destaques do 5º Encontro Estadual de Parques Tecnológicos, que acontece hoje (terça-feira 21) e amanhã, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, em Guarapuava, é a inauguração do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Wood Tech acontece nesta terça-feira (21), às 11h no Bloco R do centro avançado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Segundo o diretor do campus, Marcelo Granza, objetivo é fazer com que Guarapuava seja um centro de referência em soluções tecnológicas em madeira engenheirada. “A partir desse arranjo, vamos ter indústrias, startups em uma área que não existe grandes centros que vão trabalhar com isso”, afirmou.
Além da UTFPR e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o espaço contará com a parceria do Cilla Tech Park, da Prefeitura de Guarapuava, UEL, UEM E UFPR com um investimento de mais de R$ 2,6 milhões em recursos da Fundação Araucária.
SAIBA MAIS
Encontro Estadual de Parques Tecnológicos acontece entre hoje e amanhã em Guarapuava. Acompanhe AQUI a programação
GERAÇÃO DE ATIVOS
“O arranjo de pesquisa e inovação surge justamente para desenvolver de uma maneira mais assertiva o desenvolvimento de áreas que são chaves para a geração de ativos no Paraná”, explicou Granza. Serão viabilizadas formas de utilização sustentável e renovável da madeira engenheirada e tornar a região de Guarapuava um polo de construções com esta tecnologia no Paraná.
A madeira engenheirada é um processo de fortalecimento da matéria-prima oriunda do pinus, eucalipto e outras árvores, tornando-a resistente para a construção de imóveis, inclusive prédios.
TIPOS DE MADEIRA
Sites especializados revelam que há dois tipos de madeira engenheirada: Glue Laminated Timber ou Glulam (MLC), equivalente a madeira laminada colada, utilizada para vigas e pilares, e a Cross Laminated Timber (CLT), madeira laminada cruzada, usada na confecção de lajes e paredes.
O empresário Odacir Antonelli é o principal incentivador desta tecnologia na região de Guarapuava, entre os maiores no Paraná. Recentemente, o CEO da Cilla Tech Park, Paulo Alvim, esteve no Canadá para fazer contato com empresas de ponta neste tipo de material. A partir de então, deflagrou-se um movimento estadual, que culminou com apoio da Federação da Indústrias do Paraná (FIEP) e da Fundação Araucária, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com aporte de recursos financeiros.
Uma das primeiras obras a utilizar o sistema em Guarapuava será a Escola Saint Helena, instituição que será construída em frente ao Centro de Eventos Cidade dos Lagos, custeada pelo deputado federal licenciado Ricardo Barros (PP), atual secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços.
Todo mundo fala
-
POLÍTICALeonel Farah e seu legado jornalístico e político
-
SAÚDEAo completar 112 anos, Hospital São Vicente de Guarapuava forma os primeiros residentes em medicina
-
POLÍTICABaitala e secretários vão a Entre Rios ouvir a comunidade
-
CIDADESDuplicação da PRC-466 em Guarapuava terá detonação de rochas nesta terça-feira (18)