Surg contabiliza mais de 86 mil m² de obras viárias em Guarapuava em 2025
Primeiro ano de Denilson Baitala foi marcado por pavimentação e serviços gerais
18/01/2026
A Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG) encerrou 2025 com ênfase na execução de serviços básicos de infraestrutura urbana, acumulando mais de 86 mil metros quadrados em pavimentação, recapeamento e reposição asfáltica ao longo do ano. A empresa municipal, que completa 54 anos, concentrou suas ações em zeladoria, mobilidade e limpeza urbana.
Os números foram apresentados como resumo das principais ações realizadas pela Companhia no primeiro ano de mandato do prefeito Denilson Baitala.
Na área viária, segundo a Surg, foram realizados 33,7 mil m² de pavimentação, 52,3 mil m² de recapeamento e outros 33,7 mil m² de tapa-buracos, além de serviços de drenagem, como limpeza e desobstrução de galerias e instalação de bocas de lobo e grelhas.
A sinalização horizontal somou mais de 50 mil m² de pintura, enquanto 133 mil metros de meio-fio receberam nova pintura. Já os serviços de paisagismo incluíram o corte de 19,5 milhões de m² de grama e o plantio de 256 mil flores em vias, praças e áreas públicas.
Na limpeza urbana, as equipes fizeram a varrição de 1.400 km de ruas e a limpeza de 428 mil metros de sarjetas. A coleta e o transporte de resíduos orgânicos alcançaram 39 mil toneladas no ano. A limpeza de fossas sépticas registrou 1.023 atendimentos.
Segundo o diretor administrativo da SURG, Sandro Alex Russo Valera, os dados refletem a atuação contínua da companhia em diferentes frentes. Ele destacou ainda o apoio da administração municipal para a execução dos serviços.
Além do quadro próprio de funcionários, a SURG contou com a participação de pessoas privadas de liberdade em atividades operacionais, dentro de programas de ressocialização. As ações fazem parte do planejamento permanente da empresa para a manutenção da infraestrutura urbana de Guarapuava.
Recomendado para você
▪ Veja também
- Desemprego cai para 5,1% em dezembro, o menor já registrado
- Mesmo com altas temperaturas e chuvas irregulares, soja e milho avançam no Paraná
- Prefeitura de Guarapuava convoca estagiários aprovados em processo seletivo simplificado
- Paraná fecha 2025 com 13,5% de participação na safra nacional de grãos; produção vai aumentar
- Safra de soja do Paraná se aproxima do recorde
Todo mundo fala
-
OBITUÁRIOMorre Ivone Klingenfus Schmidt, comerciante símbolo da Banca do Henrique, em Guarapuava -
MEIO AMBIENTEPesquisa da Unicentro mapeia mamíferos silvestres em unidades de conservação -
MILTON LUIZ CLEVE KÜSTERO silêncio que faz companhia -
COMPORTAMENTOGuarapuava ganha Espaço do Chimarrão com máquina de água quente e gelada


