STF determina execução das penas de Bolsonaro e mais réus do Núcleo 1
mandados de prisão para cumprimento de pena estão sendo cumpridos
25/11/2025
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta terça-feira (25) o fim do processo para os réus do Núcleo 1 da trama golpista, ocorrida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Com a decisão, os mandados de prisão para cumprimento de pena estão sendo cumpridos neste momento.
O trânsito em julgado do processo foi reconhecido pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, após o fim do prazo para apresentação de novos recursos, que terminou ontem (24).
No dia 14 deste mês, por unanimidade, a Primeira Turma da Corte rejeitou o primeiro recurso de Bolsonaro e de mais seis réus.
Confira as penas definidas para os condenados:
- Jair Bolsonaro – ex-presidente da República: 27 anos e três meses;
- Walter Braga Netto - ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice-presidente na chapa de 2022: 26 anos;
- Almir Garnier - ex-comandante da Marinha: 24 anos;
- Anderson Torres - ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal: 24 anos;
- Augusto Heleno - ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI): 21 anos;
- Paulo Sérgio Nogueira - ex-ministro da Defesa: 19 anos;
- Alexandre Ramagem - ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin): 16 anos, um mês e 15 dias.
Heleno e Paulo Sérgio são presos
O ministro Alexandre de Moraes também determinou a execução das penas dos ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno e do Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Generais do Exército, eles foram levados para as instalações do Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília.
Heleno foi condenado pela trama golpista a 21 anos de prisão. Nogueira vai cumprir 19 anos de prisão.
▪ Veja também
- Moraes proíbe drones perto da casa onde Bolsonaro cumpre prisão
- Moraes expede mandado de soltura que autoriza domiciliar a Bolsonaro
- Bolsonaro melhora função renal, mas marcadores inflamatórios sobem
- Bolsonaro tem piora da função renal e aumento de inflamação
- Por unanimidade, STF nega prisão domiciliar a Bolsonaro
Todo mundo fala
-
SEGURANÇATrês suspeitos morrem em confronto com a PM em Guarapuava -
TRÂNSITO Adolescente de 15 anos dirige SUV e provoca acidente com três veículos no centro de Guarapuava -
POLÍTICA Sérgio Moro, o pivô da disputa entre Ratinho Jr e Flávio Bolsonaro -
PINHÃO Mistério: homem é encontrado morto com marcas de tiros no rosto

