Segurança > TEMPO

Simepar e Climatempo alertam para novos temporais nesta terça (29)

Temporal com granizo deixa 20 desalojados e afeta 800 pessoas em Guarapuava

28/09/2026
Chuva e vento causaram destelhamentos e alagamentos na tarde desta segunda-feira (28).Chuva e vento causaram destelhamentos e alagamentos na tarde desta segunda-feira (28).

Uma tempestade de menos de uma hora foi suficiente para destelhar imóveis, alagar ruas e deixar 20 pessoas desalojadas em Guarapuava na tarde desta segunda-feira (28). Segundo balanço preliminar do Corpo de Bombeiros, cerca de 800 pessoas foram afetadas. As equipes receberam pedidos de lona após a queda de granizo e solicitações de resgate em áreas alagadas.

Moradores e proprietários relataram danos em casas, barracões e uma academia de ginástica. O levantamento dos prejuízos ainda está em andamento; o número de imóveis danificados não foi informado.

De acordo com os bombeiros, os chamados se concentraram no Boqueirão, Vila Carli, Morro Alto, São Cristóvão, Industrial, Xarquinho, Alto Cascavel e Jardim das Américas.

O balanço encaminhado à reportagem também menciona um imóvel no Morro Alto. Desalojadas são as pessoas que precisaram sair de casa e encontraram abrigo por meios próprios; o informe não aponta quantas necessitaram de abrigo público.

Por que houve a tempestade

O Simepar havia alertado que o calor, a umidade e a intensificação de uma área de baixa pressão favoreceriam pancadas fortes no Paraná nesta segunda-feira. A Climatempo também previa temporais a partir da tarde no Centro-Sul e no Leste do estado.

Essas condições são compatíveis com a tempestade registrada em Guarapuava, mas ainda não há um balanço meteorológico específico do episódio que permita informar com segurança a velocidade máxima do vento ou o volume de chuva nos bairros atingidos. simepar.br

Previsão para Guarapuava nos próximos dias

A terça-feira (29) exige atenção. O Simepar prevê tempestades fortes em todas as regiões do Paraná, sobretudo a partir do fim da manhã e durante a tarde e a noite. A Climatempo aponta risco de chuva moderada a forte e temporais isolados em áreas centrais do estado. Para Guarapuava, a previsão municipal do Simepar indica 98% de probabilidade de chuva, acumulado previsto de 16,3 mm e rajadas que podem chegar a 68 km/h. Esses valores são previsão, não uma medição do temporal desta segunda-feira. simepar.br

Na quarta-feira (30), a chuva deve perder força no Paraná, embora ainda possam ocorrer pancadas e trovoadas pontuais. Para Guarapuava, o Simepar projeta 28,2 mm no dia e rajadas de até 65 km/h. Na quinta-feira (1º), a tendência é de estabilização gradual, com possibilidade de chuva irregular. A previsão municipal indica tempo sem chuva significativa na sexta-feira (2) e no sábado (3), mas o Simepar já monitora outra frente fria para o fim de semana. simepar.br

Em caso de nova chuva forte, a orientação é evitar ruas alagadas e áreas próximas a fios caídos. Moradores podem receber alertas da Defesa Civil enviando o CEP de sua residência por SMS para 40199.

Recomendado para você

Últimas Notícias

Seletiva Internet