Geral

Rita Felchak e Pablo Almeida prontos para deixar Secretarias

Secretários são pré-candidatos a vereador e precisam sair dos cargos, por força da lei

24/03/2024

O secretário municipal da Educação, Pablo Almeida, abre na próxima semana a desincompatibilização de assessores do 1º escalão da administração Celso Góes, que deixam seus cargos para serem candidatos nas eleições de 2024. Almeida retorna a sua cadeira de vereador, da qual se licenciou para assumir como secretário municipal, cumprindo o prazo de seis meses antes da eleição de 6 de outubro para deixar o atual cargo.

A previsão de Pablo Almeida é sair da Secretaria até 6 de abril e no Legislativo vai ocupar o lugar do seu suplente, Cezar Malusa. Ele foi eleito pelo Podemos, mas está no arco político do ex-prefeito Cesar Silvestri Filho e da deputada estadual Cristina Silvestri, devendo se transferir para o PP, com a "janela partidária" que está em vigor até 7 de abril. 

Entre os possíveis futuros secretários da Educação está o professor Gerson Poleze, assessor direto de Pablo Almeida. "(Prefeito) Celso (Góes) que irá indicar. Não falamos com Celso a respeito disso", disse o atual secretário, em declarações ao Portal Paraná Central, a menos de duas semanas de sua desincompatibilização.

VEJA MAIS SOBRE POLÍTICA NO "POUCAS&BOAS" >> AQUI

Na mesma condição, está a secretária Rita Felchak (Cultura), que se filiou nesta semana que passou no MDB do presidente da Câmara Municipal, Pedro Moraes. Ela deverá sair candidata a vereadora. Na Cultura, deverá assumir o atual diretor, Cristhian Lucas. 

MAIS SECRETÁRIOS SAINDO

Há conversações do prefeito Celso Góes para que mais secretários com potencial de votos saiam para disputar o Legislativo. Os assessores ganharam visibilidade no transcorrer destes três anos de gestão municipal e são avaliados como catalisadores de votos para ajudar nas legendas partidárias. Esta orientação, no entanto, desagrada muitos dos atuais vereadores, que não gostariam de ter essa concorrência dentro dos partidos aliados a Celso Góes.

A secretária Janaína Naumann (Desenvolvimento Econômico) tem um perfil diferente, por ser pré-candidata a vice-prefeita ou até a prefeita, caso o acordo com Celso Góes não vingue e a direção estadual do Republicanos faça ela cumprir o compromisso de quando lhe entregou o partido, de candidatura própria. O prazo para Janaína deixar a Prefeitura encerra-se na primeira semana de junho, quatro meses antes da eleição. Ela tem esse período para articular sua candidatura dentro do grupo de Góes ou deixar a Prefeitura antes, por vontade própria ou ser "convidada" a se retirar.

    ;

    Últimas Notícias