SAÚDE

Portaria municipal garante mais autonomia para profissionais de enfermagem em Guarapuava

Segunda-feira, 08 de junho de 2020

A Secretaria Municipal da Saúde de Guarapuava formalizou, através da portaria Nº 022/2020, a atuação mais autônoma dos enfermeiros nas unidades locais. A partir de agora, esses trabalhadores poderão também receitar medicamentos, solicitar exames de rotina ou encaminhar pacientes para especialidades médicas.

“Temos ampla confiança e reconhecemos a qualidade profissional dos nossos enfermeiros, que são agentes fundamentais em nossa rede de atendimento à saúde pública. Por isso, temos tranquilidade e firmeza para autorizá-los à essas funções que, com certeza, darão mais fluidez e agilidade ao atendimento público”, avaliou o novo secretário da Saúde, Jonilson Pires.

A portaria publicada estabelece a liberação de medicamentos específicos como os utilizados via oral, intramuscular, endovenosa, subcutânea, tópica, dentre outras vias, seguindo as orientações do Ministério da Saúde ou de protocolos que possam ser criados e aprovados pelo município. Os enfermeiros poderão, também, solicitar exames de rotina e complementares aos pacientes e fazer o referenciamento destes para especialidades médicas e demais profissionais da saúde. Vale destacar que as ações desses profissionais serão feitas em casos de caráter eletivo ou de urgência.

Comentários

-->