Pavimento na Estrada do Gasparetto beneficia empresas rurais, Unicentro e Iapar
Melhoria em trecho de 3 quilômetros vai gerar impacto positivo na área
25/09/2025
Produtores agrícolas, principalmente bataticultores, estudantes de ciências agrárias da Unicentro, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e comunidade em geral serão beneficiados com a pavimentação de um trecho de 3 quilômetros da chamada Estrada Rural do Gasparetto, em Guarapuava.
A estrada é uma ligação de chão batido que leva a BR-277 ao distrito de Palmeirinha, passando pela fazenda de estudos da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), margeado os trilhos da Ferroeste. No trajeto, estão concentradas diversas fazendas particulares, cujos proprietários e funcionários sofrem com a chuva ou o excesso de poeira. A sede do Iapar também fica na área.
Área que será pavimentada (no alto) e a reunião entre a prefeitura, órgãos de governo e produtores rurais
O trecho, escolhido pela Secretaria Municipal de Agricultura para ser pavimentado, foi tema de uma reunião com proprietários lindeiros, que precisarão ceder parte de suas propriedades para ampliação da estrada.
“Trata-se de um corredor estratégico para o escoamento da produção”, afirmou Celso Doliveira, secretário municipal de Agricultura. “A pavimentação beneficiará diretamente os produtores e está sendo viabilizada com recursos do governo estadual.”
Embora grandes operações de soja e pecuária dominem o noticiário, parte significativa da produção agrícola paranaense ainda vem de pequenas propriedades, muitas das quais enfrentam infraestrutura precária e dificuldades de acesso a mercados.
Empresários locais aplaudem a iniciativa, relatando o grau de dificuldades. “Já enfrentamos caminhões atolados, perdas de mercadorias perecíveis, atrasos – sem falar no impacto para os trabalhadores”, disse Neto Moss, empresário rural que emprega cerca de 50 pessoas e planeja dobrar esse número com a melhoria do acesso. Segundo ele, a obra pode destravar ganhos significativos de produtividade.
Em audiência pública, terça-feira passada, no Polo de Inovação do IDR–IAPAR/EMATER, os proprietários vizinhos puderam participar do debate. Autoridades municipais apresentaram os aspectos técnicos do projeto e abriram espaço para contribuições da comunidade. O vereador Nego Silvio, líder do prefeito Denilson Baitala na Câmara Municipal, declarou apoio do Legislativo ao projeto.
▪ Veja também
- Sancionada a lei que regulamenta chácaras de recreio
- Regras para carga horária e valorização dos médicos de urgência serão ampliadas
- Consórcio Construtor CEA Manoel Ribas vai construir pista de concreto entre Pitanga e Manoel Ribas
- Orçamento recorde de R$ 81,6 bilhões para 2026 terá "maior volume de investimentos da história do Paraná"
- Prefeitura de Guarapuava avalia como positivas as ações de prevenção contra alagamentos
Todo mundo fala
-
SAÚDECelso Góes tem diagnóstico de AIT "leve" e se recupera após intervenção médica
-
SEGURANÇAGuarapuava é alvo de grande operação contra o narcotráfico nesta quarta-feira (3)
-
VILA CARLI Roubo e pânico na farmácia: assaltantes armados e encapuzados acabam presos
-
SEGURANÇAPreso o líder da quadrilha acusada de fraudes contra transportadoras