Política > GOVERNO

Paraná anuncia pacote de R$ 44 milhões para ampliar rede escolar em Guarapuava

Investimentos incluem nova escola no Residencial 2000 e um centro de tecnologia no Cedeteg

15/08/2025

A Secretaria de Educação do Paraná anunciou nesta sexta-feira (15) um conjunto de investimentos para modernizar a rede de ensino em Guarapuava. As medidas incluem a construção de um colégio no bairro Residencial 2000 e de uma escola integrada de tecnologia no campus Cedeteg da Unicentro, além da substituição de salas de madeira no distrito da Palmeirinha.

O novo colégio, orçado em R$ 24 milhões, terá 20 salas de aula e previsão de licitação no próximo dia 28. Já a unidade voltada para inovação e tecnologia, em parceria com a universidade, deve receber R$ 20 milhões e pretende transformar o município em referência estadual no setor.

Recomendado para você

A agenda do secretário estadual de Educação, Roni Miranda Vieira, incluiu visitas a escolas e reuniões com autoridades locais. Ele destacou que as ações vêm acompanhadas de medidas de valorização profissional, como reajuste salarial médio de 8,8% retroativo a abril, ampliação de carga horária e concursos públicos.

A cooperação entre Estado e Prefeitura também prevê entrega de Chromebooks, instalação de wi-fi em mil salas, distribuição de material pedagógico e formações para professores. O pacote integra o programa Educar Juntos, que estabelece cooperação técnica e pedagógica entre as redes.

Para a secretária municipal de Educação, Rosa Shuarwtz, o alinhamento “é essencial para preparar Guarapuava para os desafios do futuro”. O deputado estadual Artagão Júnior disse que os investimentos “mudam a estrutura e a qualidade do ensino” e o chefe do Núcleo Regional, Marlon Douglas Pires, afirmou que o Estado “está presente e comprometido” com a cidade.

Últimas Notícias

BANNER ABUSADOR