Política

Novo lote de vacinas começa a ser distribuído neste fim de semana

14/08/2021

Uma nova remessa com 240.980 doses de vacinas contra a Covid-19 chega ao Paraná neste sábado (14), o quarto lote enviado pelo Ministério da Saúde ao Estado nesta semana. Os imunizantes vêm em dois voos: às 10h20, o voo G3-1126 pousa no Aeroporto Internacional Afonso Pena trazendo 90.050 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan). No período da tarde, às 17h10, chegam com o voo LA-4791 as outras 150.930 doses do imunizante Comirnaty (Pfizer/Biontech).

ACIDENTES EM GUARAPUAVA

O número de acidentes de trânsito na área urbana de Guarapuava já é tema de debate nos grupos do pessoal da imprensa. Se as ideias dos planejadores não começarem a sair das pranchetas, com uma atenção objetiva para o estrangulamento dos corredores de tráfego em diferentes pontos da cidade, Guarapuava poderá continuar repetindo um erro histórico: crescimento desordenado e problemas cruciais nos caminhos do desenvolvimento.

FICA A DICA

Passou da hora de “pensar Guarapuava” com uma mão no lápis e os dois pés na realidade emergencial que a cidade requer. Quem encarar isso de frente, vai fazer história.

TODOS DEVEM COLABORAR

Os motoristas têm sua cota de responsabilidade. Sem solidariedade, não há trânsito que resista. Muitos exageram das buzinas, impacientes, sem querer ceder espaço, e outros trafegam lentamente como se estivessem numa trilha de passeio. Com respeito ao próximo e às regras de trânsito, tudo fica mais fácil.

CRISTINA SILVESTRI A MIL

De Foz do Jordão a Brasília, a deputada estadual Cristina Silvestri (Cidadania) anda a mil. Num intervalo de poucos dias, ela esteve na Câmara dos Deputados Federais, na representação brasileira da Organização das Nações Unidas (ONU), no Ministério da Justiça e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para falar dos projetos de sua autoria transformadas em políticas públicas nacionais, como a Lei do Sinal Vermelho e o Botão do Pânico. Cristina Silvestri foi a única representante estadual a compor os trabalhos de abertura da 15ª Jornada Maria da Penha.

AQUI E ACOLÁ

Retornando a Guarapuava, Cristina Silvestri foi ao 16º Batalhão de Polícia Militar acompanhar a entrega de veículos para a segurança pública e, no mesmo dia, dirigiu-se ao município de Foz do Jordão, atendendo a convite de lideranças políticas locais para um evento público sobre o “Agosto Lilás”.

PODEMOS

O ex-prefeito Cesar Silvestri Filho também retomou a agenda local. Presidente do Podemos no Paraná, Silvestri Filho vinha cumprindo uma agenda estadual para fortalecimento do partido. Nos últimos dias, ele voltou a se fixar mais em Guarapuava, participando de reuniões comunitárias, como a convocada pela Secretaria Municipal da Agricultura para falar sobre internet no campo, com mais presença também nas redes sociais.

JUNIOR NA PARADA

O deputado estadual Artagão de Mattos Leão Junior (PSB) também tem aparecido mais nas solenidades públicas.

BRASIL FERVENDO

O “esquenta” das eleições presidenciais de 2022 está fervendo. Duas figurinhas carimbadas da política nacional, os ex-deputados Roberto Jefferson e Flordelis, estão presos. Jefferson, presidente nacional do PTB e um dos fiéis escudeiros do presidente Jair Bolsonaro, está na prisão Bangu 8, no Rio de Janeiro, acusado pelo STF de integrar uma “quadrilha digital”. Nesta prisão, está o ex-governador Sérgio Cabral e outros figurões que tenham curso superior, com direito a cela individual.

PRESA COMUM

A pastora Flordelis teve o mandato de deputada federal cassado, perdendo a imunidade parlamentar, e foi imediatamente presa sob a acusação de mandar matar o próprio marido, que também era pastor. Flordelis foi recolhida à penitenciária Benfica, no Rio de Janeiro.

A CORRIDA CONTINUA

No meio desse fogo cruzado, o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula prosseguem com a pré-campanha eleitoral. O radar dos dois presidenciáveis aponta para o Nordeste.

No Paraná, expectativa para os movimentos do ex-governador Roberto Requião, que deixou o MDB e busca novo ninho político. Há sondagens no PDT, mas, o mais provável, é uma aproximação ainda maior com o PT. Os petistas de alto coturno no Estado têm uma forte simpatia com Requião, apoiando-o em diversas eleições ao governo do Estado. Sem contar que o ex-governador foi um dos mais árduos defensores da soltura do ex-presidente Lula da prisão.

    ;

    Últimas Notícias