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Nova Ferroeste ganha corpo no Oeste paranaense

Projete prevê corredor ferroviário e logístico do MS até Paranaguá, no Paraná

03/05/2021

O extremo-oeste do Paraná, região de Toledo, entrou na pauta de apresentações da Nova Ferroeste, ferrovia que está sendo projetada para cortar o Estado do Paraná, iniciando em Maracaju no Mato do Sul, em direção ao Porto de Paranaguá.

O objetivo destes encontros é apresentar os detalhes do projeto que pretende transformar o Paraná em um dos principais hubs logísticos ferroviários do País.

A agenda incluiu reunião com diretores da BRF e do Biopark, além de visita às obras do frigorífico da Frimesa. Com este contato constante, o Grupo de Trabalho responsável por conduzir o processo de desestatização da Ferroeste forma uma coalizão de esforços em torno de um dos projetos logísticos mais ousados do Brasil, de acordo com Luiz Henrique Fagundes, coordenador do Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário (GT Ferrovias).

“Mais uma semana espetacular de avanços para a Nova Ferroeste, que recebe constantes manifestações de apoio dos diversos setores”, celebrou.

“Toledo pretende participar ativamente do projeto e toma a frente ao estabelecer inciativas de construir um trabalho técnico para estruturar a estratégia de se tornar um polo logístico. A prefeitura vai realizar um estudo de viabilidade técnica para se integrar ao corredor, e isso será incorporado aos nossos estudos e à concessão”, explicou Fagundes.

Biopark

Primeiro Parque Tecnológico privado do Brasil para o desenvolvimento científico e tecnológico das biociências no modelo on demand side, desenvolvendo projetos de acordo com a demanda da sociedade, o Biopark também vai ter participação importante no projeto da Nova Ferroeste.

“Estamos avaliando a possibilidade de criar, dentro do Biopark, um hub de inovação para o setor de logística ferroviária com uma visão integrada ao setor produtivo”, explicou Fagundes. Segundo o coordenador, é importante realizar um desenvolvimento sustentável do modal ferroviário. “Com o abandono do Brasil em relação às ferrovias, perdeu-se muito conhecimento técnico específico. O objetivo é modernizar a logística paranaense, e modernizar também o próprio modal ferroviário”, afirmou.

A próxima etapa desta parte do projeto é uma aproximação entre o Biopark e a Fundação Araucária, visando estruturar a modelagem de aplicação deste modelo de hub de inovação e capacitação, e a forma de incluir ele dentro do modelo de concessão.

Beto Lunitti, prefeito de Toledo, ressaltou a importância de integrar o município à Nova Ferroeste. “É uma satisfação ver esse processo se desenvolvendo. Temos uma grande demanda de logística, e faremos nossa parte para colaborar com o avanço da Nova Ferroeste, que dará mais competitividade à nossa produção local promovendo a redução nos custos logísticos”, destacou o prefeito.

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