Segurança > SAÚDE

No Outubro Rosa, orientações às policiais femininas para o autocuidado

Profissionais têm dupla jornada e vivem sob alto nível de estresse

18/10/2025

Em alusão ao Outubro Rosa, policiais femininas das forças de segurança de Guarapuava,  realizaram, na quinta-feira, um encontro voltado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A ação ocorreu no Shopping Cidade dos Lagos e reuniu profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e da Criminalística.

A iniciativa teve como foco principal o incentivo ao autocuidado entre as mulheres que atuam na segurança pública, um grupo historicamente exposto a rotinas de alto estresse e exigência física e emocional.

Durante o evento, a soldado Lara, do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que também é formada em psicologia, conduziu a dinâmica intitulada “Colete Invisível”, que propôs uma reflexão sobre saúde mental e os impactos da dupla jornada enfrentada pelas mulheres.
“Sabemos cuidar de tudo, mas estamos cuidando da nossa mente?”, provocou a policial durante sua fala.

A programação contou ainda com a presença da enfermeira Carolina Pasala, especialista em ginecologia e obstetrícia e membro do grupo Madre, que abordou temas como prevenção ao câncer, autocuidado e os principais exames que devem fazer parte da rotina feminina.

O encontro foi apoiado por empresas e instituições locais. O Shopping Cidade dos Lagos cedeu o espaço, e parceiros como Cresol, O Boticário, Cacau Show, Salgados Amor Real e o Conselho de Segurança de Guarapuava contribuíram com brindes e apoio logístico.

Mais do que uma campanha anual, o Outubro Rosa, para as forças de segurança da cidade, representou um movimento de fortalecimento interno e valorização da saúde de quem diariamente se dedica a proteger a sociedade.

Últimas Notícias

FESTA DA CEVADA SUPERBANNER