Neste sábado (18), Dia D de Mobilização para atualizar carteirinhas de vacinação
Iniciativa destaca a importância da prevenção desde a infância
18/10/2025
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em alinhamento com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR), está realizando neste sábado (18), o Dia D de Mobilização, em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 16h.
A ação tem como foco crianças e adolescentes menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) e busca incentivar a atualização da caderneta vacinal. Além disso, estão disponíveis vacinas contra Febre Amarela (9 meses a 59 anos), Sarampo (12 meses a 59 anos) e HPV (resgate de não vacinados de 15 a 19 anos).
As unidades de saúde que estarão abertas neste sábado (18), das 8h às 16h, exclusivamente para aplicação de vacinas, são: UBS Bonsucesso, UBS Morro Alto, UBS Primavera, UBS Planalto, UBS Santa Cruz, Centro Municipal de Imunização (CMI), UBS Palmeirinha e UBS Entre Rios.
O secretário de Saúde de Guarapuava, Márcio Brunsfeld, destacou a importância da mobilização e da integração entre as ações preventivas de saúde.“O Dia D de Mobilização representa um esforço conjunto para aproximar ainda mais os serviços de saúde da população. Além da atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes, também oferecemos exames preventivos e o agendamento de mamografias, reforçando o cuidado com a saúde da mulher durante o Outubro Rosa. Essa integração de ações mostra que a prevenção é uma prioridade para nós. Vacinar, realizar exames de rotina e estar atento aos sinais de alerta são atitudes que salvam vidas. Nosso objetivo é facilitar o acesso aos serviços e incentivar a comunidade a cuidar da sua saúde de forma contínua”, afirmou o secretário.
A vacinação desempenha um papel essencial na promoção da saúde pública, pois impede o surgimento e a propagação de doenças que podem causar complicações graves. Manter a caderneta vacinal atualizada garante a proteção individual e contribui para a imunidade coletiva, reduzindo a circulação de vírus e bactérias entre a população.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Marlene Terezinha Borecki, reforçou o convite à população para participar da campanha. “Hoje estamos realizando a campanha de multivacinação no município de Guarapuava, onde várias unidades de saúde estão abertas, aguardando a população para fazer a atualização da carteirinha de vacina. Então, se você precisa conferir seu calendário vacinal, procure as unidades abertas e aproveite para levar seus filhos e toda a família. As vacinas do calendário básico estão todas disponíveis e contamos com a colaboração de todos para que possamos melhorar nossas coberturas vacinais e garantir saúde para toda a população.”
Além da vacinação, o Centro Municipal de Imunização (CMI) preparou um ambiente especial para receber as famílias durante o Dia D de Mobilização. No local, as crianças podem aproveitar com pintura facial, desenhos para colorir e pipoca, enquanto aguardam o atendimento.
A Prefeitura de Guarapuava reforça que a vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção contra diversas doenças e convida a população a participar do Dia D, garantindo a proteção e o bem-estar de toda a família.
Recomendado para você
▪ Veja também
- Câmara dos Deputados aprova licença menstrual de até 2 dias
- Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
- Apesar de "estável", Celso Góes continua entubado e com sedação leve
- Saúde investiga outro óbito suspeito de intoxicação por metanol no Paraná
- História de superação: Elisângela inspira mulheres com diagnóstico precoce de câncer de mama
Todo mundo fala
-
TRAGÉDIATornado em Guarapuava deixa agricultor morto e destruição em assentamento do MST -
TRAGÉDIACenário de guerra marca locais atingidos pelo tornado no Paraná -
TRÂNSITOAcidente com vários veículos interdita totalmente a Serra da Esperança -
CLIMAAlerta de tempestades: Guarapuava e Região Central do Paraná na rota de ventos de mais de 100 km/h


