Mutirão do DIU de cobre em Guarapuava começa com meta de atender 200 mulheres
Ação na Clínica de Saúde da Mulher amplia o acesso ao método contraceptivo de longa duração
05/08/2026
A Prefeitura de Guarapuava iniciou nesta quarta-feira (5) um mutirão para inserção do DIU de cobre, com expectativa de atender cerca de 200 mulheres até sexta-feira (7). A ação ocorre na Clínica de Saúde da Mulher, no bairro Trianon, das 8h às 17h, e busca ampliar o acesso a um dos métodos contraceptivos reversíveis de maior duração oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o mutirão conta com a parceria da 5ª Regional de Saúde e do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Além de aumentar a oferta do procedimento, a iniciativa também promove a capacitação prática de profissionais que atuarão em municípios da região.
▪ Veja também
- Amamentação reduz risco de doença cardíaca na mãe
- Saúde de Guarapuava realiza mutirão com 400 exames de espirometria para reduzir fila do SUS
- Erosão em obra ao lado da Urgência Trianon interdita parte do acesso; atendimento continua normal
- Anvisa manda apreender lotes de azeite e doces; veja de quais marcas
- Paraná supera SP e RJ em taxa de afastamentos no INSS por câncer de intestino
Para realizar a inserção do DIU de cobre, as pacientes devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para obter encaminhamento e realizar o exame beta-hCG (BHCG), que confirma a ausência de gravidez antes do procedimento. Também é possível comparecer diretamente à Clínica da Saúde da Mulher para fazer o agendamento durante os dias do mutirão.
Segundo a enfermeira Cristiane Kuster, responsável pela Clínica da Mulher, a inserção do dispositivo está sendo realizada com anestesia para proporcionar mais conforto às pacientes e reduzir o receio em relação ao procedimento.
"O DIU de cobre é um método seguro, eficaz e de longa duração. Muitas mulheres ainda têm medo da dor, por isso estamos utilizando anestesia para tornar a experiência mais tranquila", afirmou.
Capacitação fortalece atendimento na região
Além da assistência às pacientes, o mutirão integra a etapa prática de um programa de qualificação profissional desenvolvido pela Unicentro em conjunto com a 5ª Regional de Saúde.
De acordo com a professora Alexandra Madureira, do curso de Enfermagem da universidade, 16 enfermeiras participam do treinamento após concluírem dois dias de aulas teóricas. Acadêmicos do quarto e quinto ano também colaboram no acolhimento, pré-consulta e atendimento às mulheres.
A expectativa é que a formação amplie a oferta do procedimento não apenas em Guarapuava, mas também nos municípios atendidos pela 5ª Regional de Saúde, fortalecendo o acesso à saúde reprodutiva no SUS.
Como participar
As mulheres interessadas podem procurar sua Unidade Básica de Saúde para iniciar o encaminhamento ou realizar o agendamento diretamente na Clínica de Saúde da Mulher durante o mutirão.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3142-1585.
Todo mundo fala
-
TRÂNSITOColisão na BR-277 provoca incêndio, mata motorista e deixa sete feridos graves em Candói -
TRÂNSITOAcidente com quatro mortes interdita BR-277 por duas horas e meia em Guarapuava; PRF divulga novos detalhes -
FUTEBOL Athletico-PR vira sobre o São Paulo em cinco minutos, vence por 2 a 1 e entra no G-3 do Brasileirão -
TRÂNSITOQuatro morrem, entre elas um bebê, após colisão frontal sob forte chuva na BR-277 em Guarapuava
