Lar de idosos é alvo de denúncia, mas vistoria aponta situação "regular"
Apesar de avaliação policial, quem emite parecer é a Vigilância Sanitária e a Assistência Social
03/12/2025
Uma casa de madeira, na Vila Carli, foi transformada em casa de apoio para idosos (Imagem ilustrativa)VILA CARLI – A Polícia Militar foi acionada na tarde de terça-feira (2) para verificar uma denúncia de maus-tratos a idosos em um estabelecimento localizado na Vila Carli. A informação inicial apontava que moradores estariam em situação precária e sem cuidados básicos.
Ao chegar ao endereço, a equipe conversou com as responsáveis – uma jovem de 24 anos e outra mulher, de 49 – que, sem resistência, autorizaram a entrada dos policiais. A inspeção percorreu todos os cômodos. Segundo o relatório, os ambientes estavam limpos e organizados.
Os idosos também foram ouvidos. Todos afirmaram receber cuidados adequados e relataram estar satisfeitos com o atendimento. A equipe conferiu ainda os alvarás e licenças de funcionamento, que estavam regulares.
Sem "indícios de abandono ou negligência", os policiais orientaram as partes envolvidas e registraram boletim de ocorrência para fins administrativos.
Este tipo de avaliação, porém, não é da alçada da Polícia Militar, que atende apenas ocorrências em que pessoas – neste caso, os idosos – estejam sob maus tratos evidentes (agressões, machucados, higiene).
Os órgãos habilitados para diagnosticar se a casa de apoio está correspondendo às normas legais, mesmo tendo alvará de funcionamento, é a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Assistência Social. Não há informações se esses técnicos foram acionados.
Recomendado para você
▪ Veja também
- Ex-proprietário retorna para levar placas e chaves do carro
- Suspeito de furto em instituição é atendido pelo próprio órgão
- Roubo e pânico na farmácia: assaltantes armados e encapuzados acabam presos
- Assaltantes invadem casa e prendem idoso deficiente no banheiro
- Homem é detido após tentar invadir residência na Vila Carli
Todo mundo fala
-
TRÂNSITOAcidente com vários veículos interdita totalmente a Serra da Esperança -
CLIMAAlerta de tempestades: Guarapuava e Região Central do Paraná na rota de ventos de mais de 100 km/h -
OBITUÁRIOCorpo de Alindo Bagatoli será sepultado nesta sexta-feira; velório de Maria Terezinha Bottini Chaves foi em Curitiba -
TRAGÉDIAVentos na Serra do Cadeado, em Guarapuava, chegaram a até 250 km/h


