MARCELO ANTONIO CESCA

MARCELO ANTONIO CESCA

Juiz federal aposentado e ex-procurador federal. Atuou na Justiça Federal do Paraná e do Distrito Federal e na Advocacia-Geral da União

Opinião

Homens não choram

22/12/2025

Tive o privilégio de nascer na década de 1980. Época do politicamente incorreto, dos preconceitos os mais diversos, das brincadeiras nas ruas e também do Tarzan, do Hulk, do Rambo, do MacGyver, do Arnold Schwarzenegger, do Jean Claude Van Damme e de tantos outros machões fortes e imbatíveis.

Por detrás desse ideal cinematográfico de virilidade, estava a máxima “Homem não chora”, que aprendemos com amigos e familiares, inclusive. Mas será que os homens não choram?

Boa parte de nós, homens, faz terapia em bares ou em rodas de amigos, e não em clínicas de psicologia e psiquiatria. É nos bares e rodas sociais da vida que, sob o efeito do álcool, da nicotina e até mesmo de outras substâncias psicotrópicas, os homens discutem abertamente sobre as mulheres, o casamento, o trabalho, o sucesso, o fracasso, o amor antigo que não volta mais, a idade, a saúde, o futebol, o governo, a política, a cidade e a vida.

Mas não podemos chorar...

MARCELO ANTONIO CESCA

Juiz Federal Aposentado e ex-Procurador Federal. Atuou na Justiça Federal do Paraná e do Distrito Federal e na Advocacia-Geral da União.

O resultado é que nós, homens, somos atualmente a maior parte da população que se interna em clínicas psiquiátricas, sobretudo os jovens entre a fase da adolescência e os 29 anos de idade, havendo preponderância de suicídios dos homens em relação às mulheres, segundo reportou recente estudo da Fiocruz[1].

Quem de nós nunca pensou em dar fim à própria vida? Quem de nós não sofre, por dentro e também por fora? Quem de nós não conhece algum parente ou amigo próximo que esteve deprimido nos últimos 12 meses, por exemplo?

Homens, cuidem de sua saúde mental. Buscar a ajuda de um profissional da Psiquiatria, da Psicologia e da Terapia Familiar é essencial, não é pecado e nem crime, tampouco motivo para vergonha. Não espere você chegar a uma situação de desespero absoluto para somente então buscar por ajuda especializada. Você não está louco, você apenas pode estar sofrendo. Todos nós sofremos, choramos por dentro e às vezes por fora, nem que seja escondido, quando perdemos um ente querido, um emprego, um contrato, uma oportunidade de vida, um casamento e muitas vezes por causas aparentemente desconhecidas que escapam à nossa consciência objetiva.

Homem forte e provedor é aquele que se cuida, assim da saúde física como da saúde mental.

Com votos de muita saúde, paz, bem-estar e harmonia, desejo a todos um Feliz Natal!

[1] https://fiocruz.br/noticia/2025/12/jovens-sofrem-mais-internacoes-e-procuram-menos-ajuda-em-saude-mental, acesso em 22.12.2025.

Recomendado para você

Últimas Notícias

Seletiva Internet