Guarapuavano disputa o Mundial de Ironman e fica entre os três melhores brasileiros
Cleverson Dijubanovski participou do campeonato em Nice, na França, e ficou no 226º lugar geral
15/09/2025
O nome de Guarapuava esteve no cenário esportivo internacional neste domingo (14). O triatleta Cleverson Dijubanovski, 34, disputou o Campeonato Mundial de Ironman, em Nice, na França, e se tornou o primeiro atleta da cidade a conquistar vaga na prova. Ele completou o percurso em 10 horas, 3 minutos e 2 segundos e terminou como o terceiro melhor brasileiro na competição.
O resultado colocou Cleverson na 40ª posição entre 288 competidores da categoria M35-39 e no 226º lugar geral, entre 2.366 atletas. “Sou o primeiro guarapuavano e o primeiro da região a conquistar essa vaga. Estou muito feliz, porque é uma prova extremamente pesada, que exige muita dedicação e preparo. Graças a Deus deu certo”, afirmou o atleta.
O triatleta começou no esporte em 2015, disputando provas curtas
Para chegar ao Mundial, Cleverson Dijubanovski treinou por mais de sete meses em jornadas de até 30 horas semanais.
“Nos finais de semana, simulava as condições reais da prova. Agora, a preparação foi ainda mais específica, com treinos em águas abertas e percursos montanhosos, para me adaptar ao desafio que me esperava na França”, disse.
A trajetória de Cleverson tem origem em uma promessa de fé. Antes competidor de rodeio, ele decidiu mudar de vida após o nascimento da filha, que enfrentou sérios problemas de saúde. Prometeu pedalar de Guarapuava a Aparecida do Norte caso tudo corresse bem. Cumpriu a promessa em sete dias, percorrendo mil quilômetros, sem bicicleta adequada ou preparo físico.
O episódio marcou sua entrada no esporte. Em 2017, disputou a primeira prova de triathlon e, em 2022, estreou no Ironman, ficando perto da classificação ao Mundial. Em 2025, alcançou a meta.
A conquista reforça o programa municipal Guarapuava Abraça o Esporte, que busca valorizar talentos locais. A participação de Cleverson, avaliam dirigentes, é exemplo de superação e disciplina para outros atletas da cidade.
▪ Veja também
- Atleta guarapuavano estreia hoje (12) na Copa Internacional de Futebol de Salão no Chile Sub-11
- Brasileira supera campeã olímpica e vence Grand Prix de taekwondo
- Restaurantes de Guarapuava brilham no Prêmio Bom Gourmet 2025 e colocam a cidade no mapa da alta gastronomia paranaense
- Hank Bier, de Guarapuava, confirma posição entre as melhores cervejarias artesanais do País
- Dulcineia Novaes: a história de coragem de uma repórter que inspira gerações
Todo mundo fala
-
SAÚDECelso Góes tem diagnóstico de AIT "leve" e se recupera após intervenção médica
-
TRÂNSITO Motociclista morre em acidente na madrugada em Guarapuava
-
LUTORegina Dalzoto e Lídia Pereira serão sepultadas nesta segunda-feira (25), em Guarapuava
-
SEGURANÇA Mariluci não resiste, após 13 dias à cirurgia estética na Mater Dei