Guarapuava pode ter chuva e queda de temperatura no domingo
Após dias de calor intenso, frente fria avança pelo Sul e deve trazer instabilidade e ventos fortes para parte do Estado, segundo o Simepar
24/10/2025
Guarapuava e uma sexta-feira ensolarada: contrastes com a variação climática do fim de semanaO calorzinho de 24°C que o povo do Terceiro Planalto enfrentou nesta sexta-feira (24) vai contrastar com chuvas e queda de temperaturas a partir de domingo(26), segundo os especialistas do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). O Paraná terá um fim de semana de contrastes climáticos – com tardes quentes e ensolaradas seguidas de chuva e queda nas temperatura). Em Guarapuava, o Simepar prevê um sábado de calor, com máximas próximas de 28°C, seguido pela chegada de uma frente fria que deve provocar pancadas de chuva e ventos de até 50 km/h no fim do dia. No domingo, o tempo muda de vez: a máxima não deve ultrapassar 22°C, e a sensação térmica cai com o avanço da umidade e da nebulosidade sobre o Centro-Sul do Estado.
De acordo com a meteorologia, o tempo permanece estável na maior parte do Estado até a tarde deste sábado (25), quando a frente fria começa a avançar pelo Sul do Brasil. As primeiras chuvas devem atingir o Sudoeste, Oeste, Noroeste e Centro-Sul, com possibilidade de temporais isolados.
O calor, no entanto, se mantém elevado antes da virada do tempo. Termômetros podem chegar a 35°C no Noroeste e 30°C em regiões como Foz do Iguaçu e Campo Mourão. “As rajadas de vento devem ser persistentes na metade oeste, podendo atingir cerca de 60 km/h, associadas ao avanço da frente fria”, afirma a meteorologista Júlia Munhoz, do Simepar.
No domingo, o cenário muda rapidamente. Céu encoberto, sensação de abafamento e chuva em vários momentos do dia marcam o início da transição para uma nova massa de ar frio. O fenômeno deve se espalhar por todo o Paraná na segunda-feira (27), quando as temperaturas caem de forma mais acentuada. Em Guarapuava, a máxima prevista é de 19°C, com tendência de tempo mais ameno ao longo da próxima semana.
As chuvas mais intensas, com volumes acima de 60 milímetros, estão previstas para as regiões Sul e Oeste. Na capital, Curitiba, as temperaturas ainda sobem no sábado, com máxima de 27°C, mas devem cair para 22°C na segunda-feira.
▪ Veja também
- Cavado meteorológico traz chuva de volta e na sexta tempo segue instável
- Chuvarada dá uma trégua na Região Central, mas só até quinta-feira
- Chuva e frio prolongados provocam sensação de confinamento entre a população de Guarapuava
- Avanço da frente fria pode trazer tempestades para a Região de Guarapuava
- Frio dá uma trégua no 3⁰ Planalto, mas o mau tempo retorna a partir de domingo
Todo mundo fala
-
SEGURANÇA Proprietário não viu o carro e chama PM achando que foi furto -
SAÚDE Apesar de "estável", Celso Góes continua entubado e com sedação leve -
SANTA CRUZ Tiroteio no bar: homem retorna de carro e dispara contra frequentadores -
PARLAMENTO PARANÁBaitala "convoca" Antenor a viabilizar terreno do Exército para habitação popular
