Governo prorroga prazo para georreferenciamento de imóveis rurais
Exigência de certificação prorrogada para outubro de 2029
21/10/2025
O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, editou nesta terça-feira (21) um decreto que amplia em quatro anos, até outubro de 2029, o prazo limite para a exigência de certificação de georreferenciamento dos imóveis rurais que são objeto de transferência. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.
"Assinei o decreto porque esta semana venceria o prazo para o georreferenciamento das propriedades rurais. Isso dá um prazo mais longo para que todos possam se adequar à lei e promover o georreferenciamento", disse Alckmin a jornalistas. Ao longo dos próximos dias, Alckmin exerce a Presidência enquanto o presidente Lula cumpre viagem oficial ao Sudeste Asiático.
O georreferenciamento é o processo de mapeamento técnico que define a localização, os limites e a dimensão de um imóvel rural por meio de coordenadas geográficas. Para isso, utilizam-se técnicas de levantamento topográfico, como GPS de alta precisão, drones ou até imagens de satélite.
A exigência de georreferenciamento por lei garante a exatidão dos limites de cada terreno e evita sobreposições com outras propriedades. O procedimento é necessário para transações como venda e doação, acesso a crédito rural e para fins de registro e regularização.
A extensão do prazo de adequação foi proposta pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em função das dificuldades que os proprietários de imóveis rurais, em especial os pequenos, relataram estar enfrentando para se adequar, em razão dos elevados custos e da complexidade técnica do processo de certificação.
Com a decisão, o georreferenciamento nas hipóteses de desmembramento, parcelamento, remembramento ou qualquer situação de transferência de imóveis agora só será exigido a partir de 21 de novembro de 2029. Ao unificar o prazo, os proprietários de imóveis rurais de quaisquer dimensões terão mais prazo para planejar e efetivar a medida.
Recomendado para você
▪ Veja também
- Combustíveis e agricultura familiar recebem quase R$ 7 bi em créditos
- Muffato desembarca de ‘mala e cuia’ em Guarapuava após comprar lojas do Superpão
- Cota chinesa faz exportação de carne bovina recuar 27,1% em agosto
- Mais de 40 mil produtores e cooperativas da região Sul podem se beneficiar com a MP 1.376
- Novo Caged: mercado formal de trabalho registra 58,56 mil novas vagas em julho e acumula 972,2 mil em 2026
Todo mundo fala
-
TEMPORegião de Guarapuava em estado de alerta para chuvas e ventos intensos nesta 6ª feira -
OBITUÁRIOMorre Altecir Fabiane, um dos fundadores do Grupo Anima em Guarapuava -
TRMPOGranizo atinge sete comunidades e previsão indica mais temporal na região de Guarapuava -
OBITUÁRIOComoção em Guarapuava: morre o empresário Joldmar Baroni Kuster, aos 53 anos

