Gaeco e Gepatria cumprem mandados de busca e apreensão contra vereador Pablo Almeida
Ministério Público apura denúncias de fraudes na Secretaria Municipal da Educação
01/07/2024
As Secretarias Municipais da Educação e da Habitação de Guarapuava foram alvos de operações do Gaego (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e do Gepatria (Grupo Especializados na Proteção ao Patrimônio Público), nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (1º). Denominadas “Fogo no Parquinho” e “Abedecedário”, os agentes colheram materiais dentro de diligências que investigam suspeitas de fraudes em licitações e outros possíveis danos contra o patrimônio público. Imagens (foto acima) obtidas com exclusividade pelo Portal Paraná Central mostram a presença de policiais fortemente armados e da promotora Leandre Flores dentro e fora da Secretaria de Habitação. Os mandados de busca e apreensão foram concedidos pela 2ª Vara Criminal.
ATUALIZAÇÃO DA REPORTAGEM | Informações atualizadas pelo Ministério Público revelam que as duas operações executadas em Guarapuava tratam de indícios da prática dos crimes de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, fraude a licitações e organização criminosa pelos servidores públicos municipais, no contexto de licitações e contratos formalizados com o Município de Guarapuava entre 2021 e 2023. Foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão nas cidades de Guarapuava, Curitiba, São José dos Pinhais, Cascavel e Foz do Iguaçu, no Paraná, e também São José, Agronômica, Braço do Trombudo e Rio do Sul, em Santa Catarina. Entre os alvos estão Pablo Almeida, um engenheiro civil do Município e familiares dos dois agentes públicos, suspeitos de receberem propina. Os demais são seis empresas e nove pessoas vinculadas a um conglomerado empresarial que teriam realizado os pagamentos. Segundo o Ministério Público, o ex-secretário e o engenheiro civil vinham agindo desde 2021, acumulando "valores milionários" nas negociatas.
A operação começou às 6 horas da manhã no gabinete do vereador Pablo Almeida (PP) na Câmara Municipal. Pablo Almeida foi secretário da Educação e responde a uma “denúncia de fato” no Ministério Público (nº 0059.24.001254-8) por “fraude na compra de merenda escolar”. Segundo a denúncia, a Secretaria da Educação favoreceu a empresa Strapasson e Araújo, que pertence ao tio de Pablo Almeida, o ex-vereador João Mendes.
Em pronunciamento recente na Câmara Municipal, Pablo Almeida defendeu-se das acusações, dizendo que ele, enquanto secretário da Educação, determinou a abertura de um inquérito administrativo “para apurar responsabilidades, e nada foi encontrado".
O professor Pablo Almeida era secretário municipal da Educação até um mês atrás, quando se desincompatibilizou e retornou para sua cadeira como vereador na Câmara Municipal. Ele vai disputar a reeleição. No Legislativo, é conhecido por defender pautas "conservadoras e religiosas". Ele se declara inocente das acusações que correm na 7ª Promotoria de Justiça
A responsabilidade para fazer esses levantamentos é da Controladoria Geral do Município. Ainda segundo a denúncia apresentada ao Ministério Público, pelo menos duas notas fiscais de pagamento de merenda escolar não tiveram os produtos comprovadamente entregues. Pablo Almeida não se encontrava no Legislativo e há informações de que esteja fora de Guarapuava. Não há informações se os agentes foram à residência do vereador.
Além do gabinete do vereador Pablo Almeida, de onde levaram computadores e documentos, os policiais do Gaeco e Gepatria foram à sede da Secretaria Municipal da Habitação, com mandados de busca e apreensão contra um engenheiro civil (o nome não foi confirmado). A Secretaria fica no mesmo prédio do Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava (CEPLUHG), anexo à Secretaria do Planejamento e Urbanismo.
Recomendado para você
Na Secretaria da Habitação, a promotora Leandre Flores, da 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Guarapuava, participou do cumprimento do mandado de busca e apreensão. Segundo consta, o engenheiro investigado teria facilitado ações irregulares na Secretaria da Educação.
COMUNICADO DA CÂMARA
Em ofício expedido nesta manhã de segunda-feira, a direção da Câmara Municipal de Guarapuava afirmou que cumpriu integralmente às determinações expedidas pela 2ª Vara Criminal. Diz a íntegra do comunicado:
"O Poder Legislativo de Guarapuava comunica que recebeu o Mandado de Busca e Apreensão para a realização de buscas no gabinete do vereador Pablo Almeida. O Mandado, expedido pela 2ª Vara Criminal de Guarapuava,foi executado pelo Gaeco e Gepatria na manhã desta segunda-feira, 01 de julho de 2024.
Informa-se ainda que a Câmara Municipal de Guarapuava e seus servidores colaboram integralmente com as determinações judiciais.
Pablo Almeida assumiu o cargo de vereador em 01 de abril de 2024, após período licenciado, enquanto esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação."
Até o meio da manhã, o prefeito Celso Góes não tinha se pronunciado sobre as investigações.
Todo mundo fala
-
SEGURANÇA Megaoperação deixa três mortos e prende quatro em Guarapuava e Campina do Simão -
TEMPORegião de Guarapuava em estado de alerta para chuvas e ventos intensos nesta 6ª feira -
OBITUÁRIOComoção em Guarapuava: morre o empresário Joldmar Baroni Kuster, aos 53 anos -
TEMPOGuarapuava entra em alerta para tempestades com ventos acima de 70 km/h e granizo
