OUTONO GELADO

Frio em Guarapuava chegou a 4 graus negativos na madrugada

Baixa temperatura traz o frio, geada, sofrimento e belas imagens

Terça-feira, 25 de maio de 2021

Em meio a um festival de belas imagens, que contrastam com o sofrimento de pessoas que não têm agasalhos, diversas áreas do município de Guarapuava amanheceram nesta terça-feira (25) cobertas de geada e com temperaturas que atingiram 4 graus negativos, a segunda menor do Paraná, só perdendo para General Carneiro (Sul) onde os termômetros caíram a -3,3ºC.

Em Palmas, o frio foi -1,2°C e São Mateus do Sul, -1,9°C, segundo informações são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Estas temperaturas foram observadas durante a madrugada. Nas primeiras horas da manhã, por volta das 6 h, os termômetros chegavam a 3ºC na Região Central e o sol se abriu em mais um lindo dia de céu azul.

O frio é consequência de uma massa de ar polar e seco que chegou ao Paraná no domingo (23), baixando as temperaturas em todo o Estado – o que bateu recordes de temperatura negativa em 31 das 51 estações meteorológicas do Simepar nesta segunda (24). Até então, a única temperatura negativa registrada no Paraná havia sido em General Carneiro, no dia 28 de abril, com -0,1°C.

TEMPO GELADO

As mínimas registradas nesta terça oscilaram entre -3,3°C (General Carneiro) e 11,2°C (Apucarana). Em Curitiba, a madrugada trouxe a temperatura mais baixa do ano, com 3,8°C. Novos recordes foram registrados em diversos municípios, como em Ponta Grossa (1,1°C), Antonina (8,9°C), Palotina (1,3°C), Londrina (6,9°C), Guaíra (5,3°C), Foz do Iguaçu (3,7°C), Pato Branco (3,4°C) Pinhais (2,6°C), Santa Helena (3,2°C), Telêmaco Borba (1,9°C) e Ubiratã (5,2°C),

Já no Norte e no Noroeste, as temperaturas não ficaram tão baixas, com uma média em torno dos 10°C no amanhecer.

O frio deve se manter até quarta-feira (26), quando a massa polar segue em direção ao Leste. “A partir de amanhã, há uma tendência do frio perder um pouco de força. Também temos um aumento da nebulosidade, inclusive com condição para chuvas, especialmente nos setores mais ao Norte do Estado”, estima Samuel Braun, meteorologista do Simepar.

Nesta terça-feira o sol deve predominar em boa parte do Paraná. “Ao longo do dia o tempo deve se manter estável em todo o Estado, apesar do aumento da nebulosidade previsto principalmente para Oeste, Noroeste e Norte. Essa nebulosidade aumenta ao longo do dia, mas sem indicativos de chuva expressiva”, pontua Braun.

Mesmo com sol, a temperatura não deve subir tanto. As máximas previstas para o Paraná estão na faixa dos 25°C para Londrina e Maringá, 22°C em Foz do Iguaçu e Cascavel, 21ºC a 22°C para Francisco Beltrão, Pato Branco e Laranjeiras do Sul, 21°C para os Campos Gerais e Capital, e 22° para o Litoral.

o frio vem acompanhado do sofrimento de milhares de pessoas, em condições precárias de sobrevivência

O frio traz sofrimento para milhares de pessoas, em condições precárias de sobrevivência, que dependem da ajuda humanitária da sociedade

O fotógrafo Moacyr Cruz, do projeto "Conheça Guarapuava", registra da geada no Parque do Jordão em Guarapuava. Beleza típica da Serra Paranaense, que tem Guarapuava como uma de suas protagonistas 

Em Faxinal do Céu, município de Pinhão, cena que se equipara ao inverno europeu, na lente de Toni Emerson Pionosky

GEADA 

O Simepar confirmou a ocorrência de geada em várias partes do território paranaense nesta terça. Foi registrada geada nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, nos Campos Gerais e parte da Região Metropolitana de Curitiba. “Tivemos temperaturas abaixo dos 5°C, compatíveis com formação de geada na manhã desta terça, em todas essas regiões”, reforçou o meteorologista.

Para quarta-feira, as condições atmosféricas continuam propensas para formação de geada no Sul e Sudeste do Paraná. Nas demais regiões, a previsão é de frio, mas sem ocorrência do fenômeno.

Temperaturas registradas pelo Simepar nesta terça-feira (25)

Altônia: 8,3°C
Antonina: 8,9°C
Apucarana: 11,2°C
Assis Chateaubriand: 5,6°C
Cambará: 4,7°C
Campo Mourão: 3,7°C
Capanema: 4,5°C
Capitão Leônidas Marques: 7,4°C
Cascavel: 4,1°C
Cerro Azul: 4,0°C
Cianorte: 8,5°C
Cidade Gaúcha: 9,9°C
Clevelândia: 2,4°C
Colombo: 0,9°C
Cornélio Procópio: 9,3°C
Curitiba: 3,8°C
Cândido de Abreu: 4,1°C
Foz do Iguaçu: 3,7°C
Francisco Beltrão: 1,4°C
General Carneiro: -3,3°C
Guarapuava: -0,4°C
Guaraqueçaba: 7,2°C
Guaratuba: 10,1°C
Guaíra: 5,3°C
Inácio Martins: 3,6°C
Irati: 3,4°C
Ivaí: 4°C
Jaguariaíva: 2°C
Joaquim Távora: 7,4°C
Lapa: 0,7°C
Laranjeiras do Sul: 5,6°C
Loanda: 12,8°C
Londrina: 6,9°C
Marechal Cândido Rondon: 7,7°C
Maringá: 9,2°C
Palmas: -1,2°C
Palmital: 7,4°C
Palotina: 1,3°C
Paranaguá: 10°C
Paranavaí: 10,6°C
Pato Branco: 3,4°C
Pinhais: 2,6°C
Pinhão: 3,6°C
Ponta Grossa: 1,1°C
Santa Helena: 3,2°C
Santo Antônio da Platina: 7,8°C
São Mateus do Sul: -1,9°C
Telêmaco Borba: 1,9°C
Toledo: 2,7°C
Ubiratã: 5,2°C
Umuarama: 7,8°C
União da Vitória: 1°C

Comentários

-->