Política > ELEIÇÕES 2024

Dr. Antenor deverá ter PSB na coligação

30/07/2024

O PSB deverá integrar a coligação do PT em Guarapuava e ampliar o horário de rádio/tv e dos comerciais eleitorais do candidato Dr. Antenor. A decisão vai contra a vontade do vereador Gilson da Ambulância, que rompeu com os petistas depois que frustraram as tentativas dele ser o candidato a vice-prefeito de Antenor. Irritado com a negativa, Gilson da Ambulância subiu ao último andar do Paço Municipal para gravar vídeo de apoio ao candidato Celso Góes (Cidadania). 

AQUI E ACOLÁ

Gilson da Ambulância foi avisado pela direção estadual que ele tomou uma atitude precipitada. Há informações de que o presidente estadual do PSB, Luciano Ducci, fez contato direto com o vereador, avisando que o partido manterá em Guarapuava a mesma coligação que o apoia como candidato a prefeito em Curitiba, com o PT na coordenação.

ARAÚJO OU BIA

O comando de campanha de Dr. Antenor defende outra candidatura a vice, que está entre o médico Antônio França Araújo e a vereadora Bia Neves, ambos do PV, da federação coligada ao PT. Gilson, por sua vez, diz que usou do seu direito de lutar por um espaço e se queixa que não houve "condições adequadas" para diálogo. Luciano Ducci entrou no circuito para aparar as arestas, esperando retomar as conversações. De qualquer forma, a decisão de apoio a Dr. Antenor está mantida, com ou sem Gilson da Ambulância.

TEMPO DE RÁDIO E TV

O tempo exato de cada candidato no rádio/tv e o número inserções publicitárias (comerciais na grade de programação das emissoras) só serão conhecidos depois do fim das convenções, dia 5 de agosto, e confirmados pela Justiça Eleitoral. Por enquanto, os cálculos ficam somente na aproximação, levando em conta o número de deputados federais de cada partido e as coligações. Na contabilidade aleatória, em Guarapuava, o candidato Denilson Baitala poderá ter o maior tempo, perto de 4 minutos, com o PL (partido com mais partidos na Câmara Federal), PSD, Podemos e, a confirmar, o União Brasil de Samuel Ribas de Abreu. Na sequência, vem o PT, com PCdoB, PV, PDT e, possivelmente, PSB, chegando perto de 4 minutos. Celso Góes terá, além do Cidadania, o tempo do Republicanos, Progressistas, MDB, Novo e PMB, com cerca de 2 minutos e meio. 

GALERA DO MARKETING

As coordenações de campanha em Guarapuava já se prepararam para os programas de rádio e tv. Até agora, apenas Dr. Antenor anunciou a equipe, que ficará a cargo do cineasta Guilherme Daldin, de Curitiba, com apoio local da jornalista guarapuavana Joelma Baitel (os técnicos de produção devem ser todos de fora). Na seara de Celso Góes, o comando continua com o jornalista Luiz Inácio de Melo, o "Lula", que presta serviço de marketing político à Prefeitura atuando como ouvidor-geral do Município. Até agora, a primeira-dama Katriane Mila, secretária municipal do Turismo, vem fazendo pessoalmente a direção do material de pré-campanha. No marketing de Denilson Baitala, cogita-se o publicitário Gustavo Hauer (Curitiba), que fez a "famosa" campanha de Vitor Hugo Burko em 2020, com apoio local da publicitária Duda Dalzotto. Baitala poderá ter direção de marketing do publicitário Marcelo Cattani, conhecido marqueteiro das hostes políticas que circundam o Palácio Iguaçu em Curitiba e poderá ser deslocado para Guarapuava a pedido direto do governador Ratinho Junior. Até o momento, o "partner" de Baitala tem sido Burko, em "aulas" diárias para formatação do perfil do candidato.

COORDENADORES

Os "generais" das campanhas em Guarapuava serão: Celso Góes, ex-prefeito Cesar Silvestri Filho; Denilson Baitala, deputado estadual Artagão Junior e ex-prefeito Vitor Hugo Burko; Dr. Antenor, advogado João Nieckars e a professora Eliane Bueno.

NÃO É POR AÍ

Causou um  grande constrangimento em dirigentes da candidatura de Celso Góes (Cidadania) uma publicação em rede social, posteriormente apagada, de autoria de Valdomiro Batista, o Jabur do Motocross, atacando dirigentes rurais de Guarapuava que estariam apoiando o pré-candidato do PL, Denilson Baitala. Jabur usou uma fotografia onde Baitala aparece ao lado de Celso Góes e outros representantes do agro, ligados à Sociedade Rural, em conversas antes do início da pré-campanha. Naquela época, os ruralistas estavam sendo sondados para possível apoio a Góes, situação que mudou agora, com a entrada de Baitala na disputa eleitoral.

OUTRO CONTEXTO

Além da publicação da foto, a legenda da postagem também foi considerada inadequada. Jabur escreveu: "Quando homens de palavra garantem apoio ao prefeito Celso Góes". A frase foi recebida como uma ofensa, pois ataca diretamente a honra dos homens que, naquela ocasião, aceitaram o convite para jantar com Celso Góes. Antes de ser apagada, a mensagem chegou aos celulares de todos os envolvidos e de muitas outras pessoas.

SANGUE QUENTE

Além de Jabur, outros apoiadores de Góes dispararam contra aliados de Denilson Baitala, incluindo o presidente estadual do PL, deputado federal Fernando Giacobo. As postagens foram no embalo de supostos ataques que teriam vindo do lado de Baitala contra Celso Góes. O "pomo da discórdia" foi o vídeo em que Góes aparece como candidato a prefeito do PT em 2008. 

"O INIMIGO É O PT"

O ex-prefeito Cesar Silvestri Filho (Progressistas) e o próprio Celso Góes discordaram totalmente das publicações e fizeram uma "mea culpa" em público, durante a convenção do Cidadania/Progressistas/Republicanos, na noite desta segunda-feira. Cesar Filho afirmou: "Não podemos nos deixar dispersar nem nos distrair. Não se iludam, não se distraiam com outros projetos que só querem tirar nossa atenção. A nossa atenção tem que estar clara e objetiva. O nosso adversário é o PT. É o PT que nós vamos vencer."

SAMUEL SUMIU

Cotado para ser o vice de Denilson Baitala, o advogado Samuel Ribas de Abreu, atual vice-prefeito de Guarapuava, tomou chá de sumiço. Até as primeiras hora da manhã desta terça-feira (30), continuava a incógnita se o partido de Samuel, o União Brasil, se somará à coligação do PL. 

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Vereadores que "se consideram eleitos" começam a fazer as contas do pós-eleição, pensando na presidência do Legislativo e na composição da mesa executiva. O vereador Pedro Moraes continua na luta pela reeleição. Nos próximos dias deverá ter um novo almoço do chamado "centrão", na casa da vereadora Rosângela Virmond, e será um termômetro para saber se grupo se mantém unido depois dos últimos desdobramentos políticos. Pedro Moraes pretende manter a mesma formação com a qual chegou à presidência, mas isto também dependerá de quantos vereadores da atual legislatura serão reeleitos. 

HÁ CONTROVÉRSIAS

Com quantas palavras se faz um bom político?

    Últimas Notícias