Dois homens são presos após ameaças, disparos e apreensão de armas e madeira nativa
Distrito de Guará vive tarde de tensão nesta terça-feira
03/12/2025
Um caso de ameaça, disparo de arma de fogo e extração ilegal de madeira mobilizou equipes da Polícia Militar na região de Guará, distrito de Guarapuava, na tarde desta terça-feira (02). A ação terminou com duas prisões, duas armas apreendidas e a descoberta de atividades ilícitas dentro de uma propriedade rural.
A situação começou quando o proprietário de uma fazenda, um homem de 58 anos, procurou o 16º Batalhão da PM relatando que, ao chegar ao local, encontrou sua câmera de monitoramento danificada por disparos. Ao falar com o caseiro, um homem de 49 anos, ele foi informado de que um terceiro indivíduo – um morador da região, de 40 anos – havia ido até a propriedade armado e o ameaçado de morte.
Segundo o caseiro, o autor estava armado com uma espingarda e, durante a discussão, teria disparado contra a câmera de vigilância.
Polícia encontra madeira nativa cortada e barraco clandestino
A equipe policial deslocou até a fazenda e verificou que a câmera havia sido realmente destruída por tiros. No local também foi constatada a presença de um barraco improvisado, construído pelo autor, além de madeira nativa já cortada, desdobrada e empilhada. Entre as espécies encontradas estavam bracatinga e imbuia, cuja extração é controlada por legislação ambiental.
Diante desses indícios, os policiais seguiram até a residência do suspeito, na localidade do Guairacá.
Autor confirma os disparos; espingarda é encontrada escondida
O homem de 40 anos foi localizado e admitiu ter efetuado os disparos, além de confirmar que escondia a arma usada no barraco. Em buscas, a equipe encontrou uma espingarda calibre .24, oculta atrás da parede, entre duas tábuas.
Durante a abordagem, ele também afirmou que o caseiro da fazenda possuía uma arma de fogo em sua casa.
Caseiro também tinha armamento irregular
Com a informação, os policiais retornaram ao caseiro, que acabou confessando a posse da arma. Ele indicou aos militares o local onde a mantinha escondida. Foi encontrada uma espingarda Rossi calibre .28, acompanhada de cinco munições do mesmo calibre.
Os dois envolvidos receberam voz de prisão por posse irregular de arma de fogo, além de outras infrações relacionadas ao ocorrido, como disparo de arma, ameaça e crime ambiental.
Encaminhamento à delegacia
Todo o material – as duas espingardas, munições e madeira nativa – foi apreendido e levado para a 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava, onde os procedimentos legais foram formalizados.
O caso segue em investigação para apurar se há outras pessoas envolvidas na extração ilegal de madeira e se o autor já vinha realizando atividades no local há mais tempo.
Recomendado para você
▪ Veja também
- Grupo suspeito de desviar remédios oncológicos é preso no Paraná
- Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social para atrair vítimas
- Fim de semana em Guarapuava registra casos de violência contra a mulher
- Acidente na BR-277 deixa cinco feridos em Guarapuava
- Tiros no Centro de Guarapuava: Cinco são presos durante abordagem policial
Todo mundo fala
-
TRÂNSITOAcidente com vários veículos interdita totalmente a Serra da Esperança -
CLIMAAlerta de tempestades: Guarapuava e Região Central do Paraná na rota de ventos de mais de 100 km/h -
OBITUÁRIOCorpo de Alindo Bagatoli será sepultado nesta sexta-feira; velório de Maria Terezinha Bottini Chaves foi em Curitiba -
TRAGÉDIAVentos na Serra do Cadeado, em Guarapuava, chegaram a até 250 km/h


