Cultura ganha reforço com novo espaço na Unicentro
Núcleo mantido pelo Estado vai ampliar ações na região
07/07/2024
O Núcleo Regional de Cultura de Guarapuava foi inaugurado nesta sexta-feira (5) pelo Governo do Estado do Paraná na Universidade Estadual do Centro-Oeste. Instalado no Câmpus Santa Cruz da universidade, o espaço busca expandir o acesso da comunidade, artistas em especial, às políticas e ações culturais.
Além de Guarapuava, outros seis núcleos regionais de Cultura foram inaugurados nas macrorregiões do Estado por meio de uma iniciativa da Secretaria de Cultura (SEEC) em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), "num trabalho de interiorização cada vez maior dos aparatos culturais", segundo o secretário estadual Aldo Nelson Bona.
A secretária estadual de Cultura, Luciana Casagrande Pereira, durante a cerimônia de inauguração, destacou que a criação dos Núcleos tem como objetivo promover a descentralização da cultura paranaense. “A cultura do Paraná é muito diversa, cada região tem sua especificidade e precisa ser tratada dessa forma para que a gente alcance políticas públicas mais eficientes e efetivas”, disse.
O Núcleo de Guarapuava atende 39 municípios, que compõem a macrorregião centro-sul. O espaço está sob a responsabilidade do Agente Regional de Cultura (Arc) Norbert Heinz e, segundo ele, o projeto deve ganhar um novo fôlego com a instalação do espaço físico na Unicentro. “Desde abril do ano passado já fazemos as visitas nos municípios, damos o suporte para que os municípios concluam o sistema municipal de cultura e também os editais Paulo Gustavo e Aldir Blanc”, lembra. “Agora teremos um espaço físico onde podemos atender tanto os gestores de cultura, quanto os agentes culturais, que são os artistas”, completa.
Para o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, a instalação do Núcleo no Câmpus Santa Cruz deve fortalecer a cultura regional como um todo, possibilitando a continuidade do trabalho voltado aos artistas e entusiastas da cultura. “Já temos todas as nossas ações e agora, com o escritório da secretaria, vamos ter mais oportunidades de eventos culturais”, destaca o reitor. “A partir dele também será possível gerar renda e mostrar possibilidades aos profissionais da área de cultura. Esse escritório vai fazer a ponte entre o profissional da cultura e as possibilidades de atuação. Agora, nossa universidade tem mais esta porta para a nossa comunidade que permite levar ao profissional da cultura as possibilidade de atuações”, finaliza.
▪ Veja também
- Verão Maior Paraná: confira as atrações dos shows de 2026
- Professora Terezinha Saldanha agora é nome da praça em frente à Unicentro
- Primeira oficina do Projeto SOU Guarapuava acontece nesta 5ª e marca início das atividades
- Inscrições para Rainha e Princesas da Festa Nacional da Cevada e do Malte prorrogadas até 31 de outubro
- Startup musical de Guarapuava está classificada para o Web Summit Lisboa 2025
Todo mundo fala
-
TRAGÉDIACiclone extratropical deixa um rastro de destruição em Rio Bonito do Iguaçu -
TRAGÉDIAHospitais de Guarapuava atingem lotação máxima com vítimas do tornado; uma pessoa morta no Cadeado -
JUSTIÇA Rodrigo Neumann Pires é condenado a 27,6 anos de prisão -
JUSTIÇA Procon pede ao MP investigação sobre possível "cartel" de postos em Guarapuava


