Cota chinesa faz exportação de carne bovina recuar 27,1% em agosto
Apesar de redução mensal, exportações crescem no acumulado do ano
05/09/2026
A retração está relacionada principalmente ao atingimento da cota de compras externas estabelecida pela ChinaAs exportações brasileiras de carne bovina recuaram 27,1% em volume em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2025, segundo dados da balança comercial divulgados nesta sexta-feira (4), pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).
Em valor, a queda foi de 19,7%, com US$ 1,2 bilhão exportado no mês, ante US$ 1,5 bilhão um ano antes.
▪ Veja também
- Mais de 40 mil produtores e cooperativas da região Sul podem se beneficiar com a MP 1.376
- Novo Caged: mercado formal de trabalho registra 58,56 mil novas vagas em julho e acumula 972,2 mil em 2026
- Franquia de idiomas abre unidade em Guarapuava e aposta no mercado regional
- Safra de inverno avança em Guarapuava entre chuvas, mercado e janela climática
- Petrobras encontra petróleo em poço na Margem Equatorial
A retração está relacionada principalmente ao atingimento da cota de compras externas estabelecida pela China. O país asiático limita a 1,106 milhão de toneladas o volume de carne que pode entrar sem a aplicação de uma taxa adicional de 55%.
O Ministério do Comércio da China comunicou ao Brasil, em 10 de agosto, que a utilização da cota havia chegado a 90%.
Cota chinesa
Segundo o diretor do Departamento de Estatísticas e Estudos de Comércio Exterior do Mdic, Herlon Brandão, a redução dos embarques era esperada diante da aproximação do limite estabelecido pela China.
De acordo com o diretor, os exportadores tendem a reduzir os volumes embarcados quando há risco maior de incidência da tarifa adicional. O movimento ajuda a explicar a perda de força das vendas brasileiras de carne bovina ao mercado chinês em agosto.
Apesar da queda mensal, o desempenho no acumulado de 2026 permanece positivo. De janeiro a agosto, as exportações totais de carne resfriada e congelada do Brasil cresceram 4,7% em volume e 22,3% em valor, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Vendas para a Ásia
A China também influenciou o desempenho geral das exportações brasileiras para a Ásia. Em agosto, os embarques para o continente recuaram 19,2% em relação ao mesmo mês de 2025. Em valor, a queda foi de 10,9%.
No acumulado de janeiro a agosto, porém, o cenário é diferente: as exportações brasileiras para a Ásia avançaram 15% em valor e 3,3% em volume.
Todo mundo fala
-
TRÂNSITO TRAGÉDIA NA BR-373: dezenas de vítimas em colisão frontal de carreta contra ônibus da Saúde de Imbituva -
SEGURANÇABR-277 vira ‘praça de guerra’ após saque de carga e confronto com indígenas no Paraná -
ELEIÇÕES 2026Guarapuava tem 8 candidatos a deputado estadual e 10 a federal -
ELEIÇÕES 2026Pastor Gilson da Ambulância, pré-candidato a federal, aposta no eleitorado evangélico do Paraná
