Com 282 candidatos por vaga, medicina da Unicentro é um dos mais concorridos do Brasil
Ao todo, 6.500 vestibulandos fizeram provas para 42 cursos
15/10/2024O vestibular para o curso de medicina da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), realizado neste último domingo, foi um dos mais concorridos do Brasil. Ao todo, 282,36 candidatos disputam uma vaga, média que está acima de concursos em grandes instituições universitários do país, como a Universidade de São Paulo (USP).
O curso de medicina da Unicentro foi recentemente reconhecido em ato compartilhado pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, após passar por uma profunda crise. Os estudantes e a direção da universidade se mobilizaram em ações públicas, denunciando a falta de vagas para estágios (internato) dos acadêmicos que chegaram ao 5º ano e não encontraram espaços nas unidades básicas de saúde em Guarapuava.
Uma das alternativas encontradas foi ocupar uma ala do Hospital Regional, cedida pela Funeas (fundação que administra a instituição hospitalar). A solução mais plausível, porém, seria a transformação do Regional em Hospital Universitário, que traria mais recursos financeiros tanto para atendimento pleno à população (atualmente, funciona exclusivamente para cirurgias eletivas), como também para extensão e pesquisa acadêmicas.
O grande número de inscritos no vestibular de medicina comprova a importância do curso tanto para a Unicentro, como o reforço de Guarapuava como um grande centro universitário do Paraná.
No total, mais de 6,5 mil candidatos (de um total de 7.205 inscritos) fizeram as provas do vestibular da Unicentro neste domingo, disputando 1.140 vagas em 42 cursos, em seus três campi e quatro unidades avançadas. Além de medicina, os mais concorridos foram psicologia (com 29,83 inscritos por vaga), direito (19,44 candidatos por vaga) e ciência da computação (17,33 inscritos por vaga).
As provas foram aplicadas em oito cidades do Paraná: Guarapuava, Irati, Cascavel, Chopinzinho, Coronel Vivida, Londrina, Pitanga e Prudentópolis.
Denis Matheus Cavalheiro, de Pinhão, prestou o vestibular para Medicina pela segunda vez. “Escolhi Medicina na Unicentro porque é uma das melhores universidades estaduais do Paraná. É a Unicentro, né? É o sonho de todo mundo”, comenta.
Jaiany Cristina dos Santos, que concorre a uma vaga em Publicidade e Propaganda, estava confiante antes da prova. “Sinto que vou me sair bem, porque me desenvolvi bastante nas matérias ao longo do ensino médio”, relata. Jaiany escolheu a Unicentro por influência da irmã, que também se formou na universidade. “Minha irmã sempre falou muito bem da Unicentro e isso despertou minha vontade de estudar aqui”.
Jaiany também se preparou assistindo aos aulões preparatórios oferecidos pela universidade no canal oficial da instituição no youtube. “Achei muito interessante porque é uma ajuda a mais. Eu acho que é muito importante a Unicentro ajudar nessa questão de redação, até porque é a nota mais importante”, afirma.
O estudante Davi Freitas quer cursar Agronomia. Segundo ele, o motivo para escolher a Unicentro é que a universidade está entre as melhores instituições do Brasil. “Eu escolhi a Unicentro porque é a melhor faculdade do sul do Brasil de agronomia, tem nota 5 no MEC e é um curso muito bom”, relata.
Giovana Jacopetti, veio de São Mateus do Sul para prestar vestibular para Fonoaudiologia. “Eu escolhi fono porque acho que é uma área que está crescendo muito agora. Acredito que muitas pessoas estão percebendo a importância da fonoaudiologia e tem muita área para explorar”, aponta.
REDAÇÃO
Os candidatos puderam escolher entre três temas para desenvolver uma redação dissertativa-argumentativa. O primeiro tema abordou as causas e o combate ao etarismo, com apoio de um texto e uma charge. O segundo tema explorou a expressão “Bal Tashchit” sob a visão de Abraham Shapiro, com base em uma publicação da Folha de Londrina. Já o terceiro, propôs uma reflexão sobre o impacto dos influenciadores digitais no comportamento dos jovens brasileiros, também a partir de textos de apoio e uma charge.
O gabarito provisório foi divulgado nestaa segunda-feira (14) nas redes sociais da universidade. O resultado final do vestibular está previsto para ser divulgado até o dia 22 de novembro.
Imagens: assessoria de imprensa da Unicentro
Todo mundo fala
-
POLÍTICAGrupo forma maioria em apoio à reeleição de Pedro Moraes na Câmara
-
POLÍTICAFutura vice-prefeita diz que nova gestão será de “paz e diálogo”
-
POLÍTICABaitala pede que decisão sobre cargos comissionados seja tomada por ele, depois de empossado
-
POLÍTICAFibromialgia: mais um projeto da deputada Cristina é aprovado na Assembleia