Câmara de Guarapuava destinou R$ 41 milhões para o Hospital do Câncer
Recursos tiveram origem em economias do Legislativo
04/02/2026
O dia 4 de fevereiro marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data dedicada à conscientização e ao enfrentamento de uma das doenças que mais afetam a população mundial. Em Guarapuava (PR), o Hospital do Câncer, vinculado ao Hospital São Vicente de Paulo, atua desde 2020 na oferta de atendimento oncológico especializado à população da região.
Desde a implantação do projeto, o hospital contou com apoio institucional da Câmara Municipal de Guarapuava. O Legislativo participou das articulações iniciais e destinou recursos para a construção da unidade, aquisição de equipamentos e melhorias estruturais. Ao todo, mais de R$ 41 milhões foram repassados ao empreendimento desde o início das obras.
Os recursos tiveram origem em economias do orçamento da própria Câmara, além de emendas estaduais e federais viabilizadas por vereadores e vereadoras. A partir de 2024, também passaram a ser incluídas emendas impositivas individuais, ampliando o volume de investimentos destinados à área oncológica.
Segundo a Câmara, os aportes contribuíram para a consolidação do Hospital do Câncer como referência regional, reforçando a estrutura de atendimento e ampliando o acesso da população aos serviços especializados.
Parceria institucional
Em pronunciamento realizado em 2021, o presidente do Conselho Gestor do Hospital do Câncer, o empresário Odacir Antonelli, afirmou que o Legislativo municipal teve papel decisivo na viabilização do projeto. De acordo com ele, a Câmara foi responsável por articular apoio político e financeiro desde as fases iniciais da proposta.
“A Câmara foi protagonista deste projeto. Foi ali que se planejou toda a ajuda necessária à construção, em uma ampla articulação política, que permitiu multiplicar os recursos inicialmente previstos”, afirmou Antonelli à época.
A Câmara Municipal afirma manter o compromisso de apoiar iniciativas voltadas à ampliação do acesso à saúde pública e à melhoria da qualidade do atendimento prestado à população de Guarapuava.
Recomendado para você
▪ Veja também
- SUS teve recorde com 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025
- Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil
- Carrapato e mosquito-palha: cuidados contra transmissores de doenças
- Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025
- Saúde alerta sobre prevenção contra o bicho-barbeiro para evitar a doença de Chagas
Todo mundo fala
-
OBITUÁRIOMorre Ivone Klingenfus Schmidt, comerciante símbolo da Banca do Henrique, em Guarapuava -
MEIO AMBIENTEPesquisa da Unicentro mapeia mamíferos silvestres em unidades de conservação -
MILTON LUIZ CLEVE KÜSTERO silêncio que faz companhia -
COMPORTAMENTOGuarapuava ganha Espaço do Chimarrão com máquina de água quente e gelada


