seletiva internet - parceiro

200 ANOS

Bustos no Paço Municipal homenageiam Capitão Rocha e Bernardo Carli

Imagens foram construídas no jardim da Prefeitura

Segunda-feira, 09 de dezembro de 2019

O jardim do Paço Municipal de Guarapuava conta agora homenagem a duas personalidades que pertencem à história do município. Neste domingo (8), solenidades marcaram a inauguração dos bustos do Capitão Antônio da Rocha Loures, o Capitão Rocha, membro da Real Expedição que colonizou os campos de Guarapuava a partir de 1810, e do ex-deputado estadual Bernardo Ribas Carli, falecido no ano passado em um acidente aéreo.

A homenagem a Bernardo Carli foi recheada de emoções. A mãe, Ana Rita, não conteve o choro quando viu a imagem do filho talhada em bronze. O pai de Bernardo, o ex-prefeito Fernando Ribas Carli, e seu irmão, o ex-deputado estadual Fernando Carli Filho, também se emocionaram. Estavam presentes o prefeito Cesar Silvestri, a deputada estadual Cristina Silvestri, familiares e amigos do ex-deputado.

O busto do Capitão Rocha, que também está em frente ao Paço Municipal, foi uma doação dos familiares, com o intuito de homenagear tudo o que ele representa para Guarapuava e sua história. “Cada geração faz um trabalho e uma construção de acordo com as circunstâncias. Guarapuava tem tudo para ser aquele Paiquerê procurado anteriormente por meu tataravô’’, destacou o tataraneto do Capitão, Rodrigo Rocha Loures.

 O Capitão Rocha Loures é um nome de grande importância na história de Guarapuava. Ele integrou a expedição colonizadora de Guarapuava, desempenhando funções de coordenador no povoamento da Região. “Ficamos gratos por esta conquista que tivemos em resgatar e homenagear essa personalidade muito valorosa para a cidade”, citou o representante do Instituto Histórico de Guarapuava, Murilo Valter Teixeira.

 A escultura foi resultado do um trabalho cuidadoso de garimpagem histórica, já que não há nenhuma imagem ou arquivo que possa ser confirmado como sendo do Capitão. O artista da obra, Jhonnathan Pool Ferreira, fez pesquisas sobre as roupas da época e sobre as características dos membros da família Rocha Loures para que fosse possível construir uma imagem na escultura. “Eu tinha que honrar esse personagem o máximo possível, tentar dar o máximo possível de vida porque ele deu vida a nossa cidade e a nossa história. Dessa forma, a única coisa que eu poderia fazer é tentar retribuir com meu trabalho”, contou o artista do busto, Jhonnathan Pool Ferreira.

 Durante a inauguração, como forma de preservar a memória da cidade, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias fez a entrega de um acervo histórico ao prefeito Cesar Filho, contendo arquivos sobre Guarapuava.

 A programação dos 200 anos segue ao longo deste mês com diversas atrações culturais, artísticas e inaugurações. Confira o cronograma completo, clicando aqui.

Comentários