Baitala pode trazer secretário de fora para "arrumar" o trânsito e a segurança de Guarapuava
Ex-coronel Péricles de Matos é secretário em Curitiba
07/11/2024O atual secretário de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, ex-coronel PM Péricles de Matos, está cotado como futuro secretário de Trânsito da administração Denilson Baitala, em Guarapuava.
Uma de suas principais atribuições seria criar a Guarda Municipal e reorganizar o trânsito da cidade, com a experiência de quem foi o gestor da área numa capital com o porte de Curitiba.
▪ Veja também
- Por unanimidade, STF valida decisão de Dino que liberou emendas
- Baitala anuncia titulares de mais 4 Secretarias
- Projeto que altera licenciamento ambiental no Paraná recebe 47 emendas e segue em discussão na Assembleia
- Celso Góes recebe Baitala para primeiro encontro no Paço Municipal
- Deputada Cristina Silvestri apresenta experiências do Legislativo Paranaense em Paris
O nome de Péricles de Matos foi citado em reportagem do blog Politicamente, com detalhes que dão à especulação um tom de veracidade.
Entre os requisitos, está o fato de Péricles de Matos ter residência em Irati, ficando mais perto de casa, e deixando a Secretaria de Rafael Greca com a vitória do futuro prefeito Eduardo Pimentel. No seu lugar, segundo o Politicamente, está cotado o delegado Rafael Viana, hoje responsável pela Escola Superior de Polícia Civil do Paraná e genro do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná Adalberto Jorge Xisto Pereira.
A criação da Guarda Municipal é uma antiga discussão em Guarapuava. Atualmente, o Município dispõe de uma guarda patrimonial, exclusivamente para cuidar de prédios públicos municipais, e de agentes de trânsito.
Os guardas municipais podem ter autorização para utilizar armamentos e dividir a atenção da segurança pública com a Polícia Militar.
Pela estrutura, haverá necessidade de orçamento, que não é pouco.
FORMAÇÃO MILITAR
Antes de assumir a Secretaria em Curitiba, Péricles de Matos foi chefe do 1⁰ Comando Regional da Polícia Militar, com 75 bairros sob seus cuidados. Ele foi escolhido por Greca depois de comandar um esquema de segurança para os vereadores votassem o Plano de Recuperação de Curitiba. A votação seria na Câmara e precisou ser transferida para a Ópera de Arame, por questões de segurança, numa operação arquitetada por Péricles de Matos.
As informações ainda não foram confirmadas pelo prefeito eleito Denilson Baitala.
Todo mundo fala
-
VIVACULTIdosos da região se reúnem no Festival da Melhor Idade
-
SEGURANÇAAcidente na Serra da Esperança teve colisão frontal entre carreta e ônibus
-
VIVACULTO mergulho do escritor Bruno Aurélio nas noites não tão pardas de Guarapuava
-
SEGURANÇA Mulher de 27 anos é morta a golpes de faca na cabeça e no rosto no interior de Pinhão