Agora > ELEIÇÕES 2024

Antenor enfrenta o maior desafio de sua caminhada política

Candidato petista tem o apoio de 7 partidos e cerca de 4 minutos de rádio e tv

05/08/2024

O médico Antenor Gomes de Lima, o Dr. Antenor (PT), inicia nesta segunda-feira (5) mais uma grande desafio em sua trajetória política. Pela terceira vez, ele se candidata a prefeito de Guarapuava, tendo ao seu lado Antônio França Araújo (PV), seu colega de medicina, ex vice-prefeito da cidade (gestão Vitor Hugo Burko, PL). 

Para enfrentar três candidatos oficialmente lançados, o petista conta com 7 partidos aliados e possivelmente o segundo maior tempo de rádio e televisão, com cerca de 4 minutos. Além do PT, estão com ele: PV, PSB, PSOL, Rede, PDT e PCdoB.

Diferentemente de outras campanhas eleitorais, o hoje deputado estadual, eleito em 2022, conta com uma estrutura nunca antes disponível em todas as maratonas políticas. Na de agora, Dr. Antenor foi escolhido como a prioridade nº 1 do PT no Paraná, e contará com uma fatia considerável do milionário fundo partidário administrado pela executiva estadual do partido. 

Do ponto de vista político, a campanha em Guarapuava passou a ser vista com lupa, não só pelos petistas, mas pelas maiores agremiações políticas do Paraná, num embate onde os políticos de direita procuram trazer as marcas do bolsonarismo e os de esquerda, o lulo-petismo. 

A forma e o formato que os "marqueteiros" traduzirão isso para os 133.888 eleitores guarapuavanos, aptos a votar no dia 6 de outubro, serão conhecidos a partir do próximo dia 16, quando os candidatos ficam autorizados pela Justiça Eleitoral para iniciar oficialmente a campanha.

O postulante petista tem contra si os outros três candidatos: Celso Góes (Cidadania), Denilson Baitala (PL) e Samuel Ribas de Abreu (União). Eles disputam a hegemonia do campo da direita, para saber quem ficará na frente e enfrentar Dr. Antenor. 

Todos admitem que o médico é um "candidato forte". Na linha de combate, a favor de Baitala, estão o governador Ratinho Junior, o deputado federal Artagão Junior e o ex-prefeito Vitor Burko; de Celso Góes, todo o "staff" da Prefeitura (ele é o atual prefeito), mais o apoio do grupo do ex-prefeito Cesar Silvestri Filho e da deputada estadual Cristina Silvestri; de Samuel de Abreu, o senador Sérgio Moro e o ex-prefeito Fernando Ribas Carli.

Ainda que a campanha tenha iniciado com troca de ataques entre candidatos da direita, principalmente apoiadores de Denilson Baitala, tendo Artagão Junior à frente, contra Celso Góes, o alvo maior dos simpatizantes de Bolsonaro é Dr. Antenor. 

Há quem entenda que o recente bate-boca entre os contendores seja uma "divisão da direita" que beneficia Dr. Antenor. No entanto, especialistas em marketing político têm a compreensão de que, até agora, os candidatos da direita estão ganhando projeção na opinião pública, no nível das ideias, levando momentaneamente o petista para o isolamento, sem que ele tenha reagido com um "fato político" à altura de seus oponentes.

A expectativa fica reservada para a convenção da noite desta segunda-feira (19 horas, na sede da AABB, bairro Boqueirão). Figuras exponenciais do petismo paranaense devem prestigiar o candidato que simboliza a "esperança" do lulismo no estado, resistência a um dos núcleos do "conservadorismo", e a perspectiva de uma campanha eleitoral com identidade e estratégia para suplantar oponentes "escolados" em vitórias eleitorais.

    Últimas Notícias