A histórica carreira de Da Silva no futebol de Guarapuava
Biografia do jogador, falecido em maio último, foi lembrada pelo ex-jogador Dirceu Pato
08/06/2025
O ex-jogador Dirceu Dalmaz, o Dirceu Pato, escreveu sobre o atacante Da Silva, um dos lembrados atacantes do antigo Grêmio Esportivo do Oeste que faleceu no final de maio. Publicado no Blog do Pato, o artigo de Dalmaz lembra a trajetória de Da Silva no esporte amador e profissional e que a força e a direção dos chutes do atacante era um “verdadeiro tormento para a zaga adversária”.
O corpo de João Rodrigues da Silva, nome de batismo de Da Silva, foi cremado e as cinzas serão trazidas em breve para Guarapuava. A família pretende jogá-las num campo de futebol. Não há informações se será o campo do Grêmio, que era conhecido como o “Estádio do Bororó”, que continua no mesmo formato até os dias atuais, quase meio século depois, no centro de Guarapuava.
A seguir, o texto escrito por Dirceu Pato sobre a história de Da Silva:
Continuando com a memória do esporte de Guarapuava vamos comentar a vida futebolística de João Rodrigues da Silva, o inesquecível Da Silva, zagueiro vigoroso que marcou na história do futebol amador e profissional do município.
Este Alagoano que chegou no Paraná aos sete anos de idade localizando-se primeiro na cidade de Paranavaí, norte do estado, onde iniciou sua carreira no futebol atuando no C.A. Paranavaí. Ao completar 18 anos veio prestar serviço militar na cidade de Ponta Grossa, onde atuou no Guarani F.C. cujo clube defendeu duas temporadas.
LEIA MAIS
>>> O último apito para Da Silva, ex-zagueiro do Grêmio Esportivo do Oeste
Da Silva vestiu camisas de times amadores e profissionais, entre elas a do Grêmio, Guarapuava e Pavão
A seguir Da Silva, como ficou conhecido, veio para a nossa cidade no ano de 1962 e ingressou no Grêmio Esportivo do Oeste. Nos anos 1967 a 1969 defendeu essa agremiação profissionalmente, jogou também no extinto Pavão defendendo essa equipe na 1° Taça Paraná.
Após este período se deslocou lá pro lado do Estádio Lobo Solitário defendendo as cores alvinegras até 1975. Deixou este clube e foi morar em Foz de areia onde atuou no Grêmio Foz de areia no amador, e, em 1977, encerrou sua carreira esportiva.
Umas das principais características de Da Silva era o potente chute e direção, que era um verdadeiro tormento para os arqueiros adversários, principalmente quando surgia faltas nas proximidades da área.
A lembrança de sua conduta , seu jeito simples e sincero de fazer amigos será sempre lembrado por todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com esse craque do passado.
Todo mundo fala
-
SEGURANÇA Familiares publicam fotos de possíveis autores da execução no Boqueirão
-
SEGURANÇA Fuga e perseguição policial na madrugada da Vila Carli, em Guarapuava
-
TURISMOGuarapuava pode ganhar rota de trem turístico, entre a Estação e o Jordão
-
JUSTIÇACâmara de Guarapuava exonera assessor legislativo envolvido na Operação Rota-466