Esporte > JESP

Jogos da Semana da Pátria reúnem 6 mil atletas em Guarapuava

Competições se estendem por um mês

22/08/2023

Os Jogos Estudantis da Semana da Pátria (JESP) estão chegando à sua 40ª edição. Nesta segunda-feira (21), o complexo esportivo do Ginásio Joaquim Prestes recebeu os primeiros jogos da primeira fase. Foi a vez da estreia do grupo 3, que contempla os nascidos a partir de 2006. Neste ano, o evento reunirá aproximadamente seis mil atletas, que participarão de 28 modalidades, incluindo a mais recente adição do vôlei de praia, no decorrer de um mês. 

No primeiro dia de evento, foram realizadas as competições de arremesso de peso, atletismo, lançamento de dardo, lançamento de disco, tênis de mesa, salto em distância e salto em altura. 

Paloma Ribeiro, aluna do Colégio Estadual Liane Marta da Costa, começou a segunda-feira do melhor jeito possível: vencendo. A atleta recebeu a medalha de ouro após ganhar a final por tempo do atletismo nos 400 metros. Ela não escondeu a satisfação. “Tenho quatro medalhas de ouro e uma de prata. Já fui para o (Campeonato) Paranaense, fiquei entre as nove, mas ainda assim eu não imaginava. É sempre um orgulho. Estou muito feliz”, contou empolgada. 

Nesta edição, o número de escolas participantes aumentou em relação ao ano passado. Incluindo escolas municipais, estaduais e particulares, somam 57, ou seja, 11 a mais que na edição anterior. Para o diretor de esportes da Secretaria de Esportes e Recreação e coordenador da 40ª edição dos JESP, Robson Prestes, este ano a competição é ainda mais especial. 

Quem já estava na quadra nova do Joaquinzão era o menino Pietro Rafael Carneiro, atleta de tênis de mesa do Esi Colégio Belém. Pela primeira vez competindo oficialmente, Pietro se mostrou empolgado com a aventura. “Eu comecei a treinar neste ano, mas faz bastante tempo que jogo na brincadeira. Estou animado com a chance de participar do campeonato, mas prefiro não ter muita expectativa por ainda estar começando. Este é meu primeiro campeonato. Mas estou muito feliz com a oportunidade. A minha escola está muito bem, e esse clima de união e torcida é ótimo”, comentou.

 

    ;

    Últimas Notícias