Esporte

Aventureiros quebram recorde e mostram Salto São Francisco para o mundo

Praticantes do rope jump, eles saltaram os 196 metros de queda livre

20/11/2017

GUARAPUAVA – O turismo de aventura é um dos grandes potenciais da Região Central do Paraná, e Guarapuava não fica de fora com o Salto São Francisco de Esperança, na tríplice fronteira entre os municípios de Prudentópolis e Turvo.

O Parque Natural Municipal São Francisco da Esperança atrai pela exuberância, mas também por favorecer os esportes de aventura. O Salto São Francisco foi o local escolhido para a prática do rope jump. Na última quinta-feira (16), os aventureiros saltaram de uma altura de aproximadamente 196 metros, balançaram-se como um pêndulo e aproveitaram cada momento, com direito a um bônus: a quebra do recorde latino-americano do esporte conhecido como primo radical do bungee jump.

O grupo, composto por aproximadamente 20 pessoas, é conhecido no Brasil pela quebra de diversos recordes e atividades insanas, como um churrasco em grupo suspenso a mais de 20 metros de altura. Eles fazem parte da empresa de esportes radicais Rope Trip, de São Paulo. “Nós descobrimos o Salto São Francisco através de uma mensagem do grupo Clim Brothers, daqui da cidade mesmo. Conversamos, analisamos o salto e a possibilidade de fazer o pulo e agora estamos aqui. A paisagem oferece um lugar prazeroso para saltar”, relatou Marco Antônio de Campos Gonçalves Júnior. Ele destacou que tudo foi feito com muita segurança. O grupo veio em quatro carros carregados de vários materiais de apoio, como geradores, mosquetões e aproximadamente 2 quilômetros de corda.

A quinta maior cachoeira do mundo

Ricardo Bacellar Pacheco, simpatizante do esporte e membro da equipe Clim Brothers de Guarapuava, afirmou que é gratificante ver Guarapuava sendo sede de um esporte pouco conhecido no país. “É sensacional poder trazer o esporte pra cá. Nós temos a quinta maior cachoeira do mundo no nosso quintal. Estou muito feliz que realizaram esse salto aqui. Agora a cidade vai estar no mapa do mundo com esse recorde”, afirmou Ricardo.

O vice-prefeito e secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro, acompanhou de pertinho todo o preparo e salto dos esportistas. Orgulhoso e animado, até arriscou um: ‘eu sou o primeiro a pular’. Segundo Vezzaro, Guarapuava é uma cidade de quase 200 anos, que carrega toda uma história e potencial a ser explorado. “Queremos mostrar a toda cidade, Estado e país as diversas oportunidades que a nossa cidade oferece”, observou. “A atual administração municipal está trabalhando muito para estruturar o turismo em Guarapuava e aproveitar todo esse potencial. Desde o turismo religioso, de aventura, gastronômico, entre outros”, finalizou o vice-prefeito.

 

 

    ;

    Últimas Notícias